No Tour Down Under você não mais verá as lindas mulheres do pódio

0
1181
homem-podio-ciclismo

Em Janeiro, quando a UCI WorldTour masculina começar na Austrália, há uma coisa que não veremos: os vencedores rodeados por lindas mulheres no pódio.

No interesse de criar uma imagem mais positiva das mulheres no esporte, o governo da Austrália retirou seu à exibição de meninas do pódio no Santos Tour Down Under, o maior evento de ciclismo da Austrália.

De acordo com a ABC News da Austrália , este movimento, impulsionado pelo ministro do esporte Leon Bignell, é sobre o envio de uma mensagem consistente com a imagem corporal.

“O governo está pagando por garotas da rede, ao mesmo tempo que estamos colocando dinheiro em áreas de saúde mental para ajudar as mulheres jovens que têm problemas de imagem corporal”, disse Bignell.

“O que realmente queremos é inspirar jovens mulheres a virem para o automobilismo, para serem pilotos, mecânicas ou engenheiras.”

Tradição no ciclismo

mulher-podio-ciclismoLindas mulheres em pódios são uma tradição de longa data no ciclismo. Oficialmente conhecidos como “hostesses”, as modelos apresentam e ajudam os vencedores com suas camisas e troféus antes de fecharem a cerimônia com um beijinho nas bochechas.

No entanto, o uso de meninas no pódio é enfrentado com um crescente desdém a cada ano. E esto se deve ao uso objetivante das mulheres. A exibição continuada de mulheres no esporte como titulares de troféu em vez de atletas.

Algumas provas como Gent-Wevelgem e La Course substituíram as meninas do pódio com meninos para eventos das mulheres. Nada mais justo, certo?

Assim, para a edição de 2017 do Santos Tour Down Under, os vencedores serão unidos no palco pelo futuro do ciclismo. Já uma prática comum no tênis e futebol, os prêmios serão apresentados por atletas juniores.

Como o Santos Tour Down Under é o primeiro evento do WorldTour 2017, será interessante ver o que virá depois. Será que não veremos mais as lindas mulheres dos pódios? 🙁