Largura do guidão: 580, 620, 680, 700, 720, 800mm. Qual você utiliza e por quê?

0
1870

É um assunto que pode até dividir opiniões, mas uma coisa é certa: para bikes 29″, um guidão com um mínimo de 680mm de largura funciona melhor. Eu, por exemplo, tenho experimentado vários guidões, de diferentes angulações, alturas e larguras…

O que mais gostei para minha bike de XC foi um guidão de 720mm de largura, formato flat-top, e 7° de ângulo “backsweep” (dobra para trás). Esta angulação ainda é mais conforto do que agressiva.

Quanto maior, melhor?

Os guidões maiores são necessários pela dinâmica das rodas maiores das bikes 29″. Você precisa de mais alavanca para trabalhar a bike, facilita muito na hora de pedalar em pé em uma subida, facilita muito também para controlar a bike.

Perde-se um pouco na velocidade que se esterça o guidão, mas é algo que acaba não fazendo diferença, pois nos adaptamos inteiramente no novo modo de pilotar as bikes 29″.

Alguns migram de suas bikes 26″ para 29″ e tentam utilizar o mesmo guidão, normalmente medido entre 600 e 640mm. Mas depois de algumas pedaladas percebem que na bike 29″ guidões estreitos não funcionam. Algumas vezes até dores no corpo aparecem.

E depois que trocam os guidões por maiores, medindo 680mm ou mais (eu indico mínimo de 700mm para 29er), descobrem um novo prazer em pilotar suas bikes.

Um tempo atrás montei duas bikes 29″ para um casal de amigos. Ambos vieram de bikes 26″, as quais tinham guidões muito estreitos. Não cheguei a medir, mas acredito que eram de 600mm, e ainda usavam bar-ends, o que rouba mais uns 15mm de cada ponta.

As novas bikes foram montadas com guidões de 720mm, e pedi para que experimentassem os guidões maiores. Caso realmente não gostassem, poderíamos cortar 5 ou 10mm de cada ponta. Eles fariam novos “testes” para sentirem os guidões com alguns milímetros a menos.

Pedalaram algumas vezes e já gostaram dos guidões maiores. Quando perguntei se queriam experimentar o guidão um pouquinho menor, disseram que não. Querim experimentar os guidões 720mm, estavam ótimos para eles.

Largura ao extremo

Tenho um amigo que utiliza guidão de 800mm em sua 29″ de XC. Ele já pilotou motocross, e a desculpa é que acostumou com o guidão das motos, que são nessa medida. Mas, a hora que ele entra no single track com mata fechada, precisa parar e esperar todos passarem. O mega-guidão enrosca em árvores e cipós, o atrazo na fila pode ser grande. 😀

Mas, e você? Utiliza que medida de guidão? E qual a característica que você mais gosta nos guidões maiores?

Responda nos comentários desta postagem!