Dor nos joelhos ao pedalar // Saiba resolver ou evitar este desconforto

0
3675

Antes de qualquer coisa, é bom lembrarmos que dores nos joelhos podem ser ocasionados por outros motivos mais profundos do que os que descrevo nesta publicação. Cada caso é um caso e apesar da maioria dos problemas serem solucionados com ajustes simples, alguns casos precisam dos conhecimentos de um profissional da área de Bike Fit.

E volto a falar que, na minha opinião, os melhores profissionais são os Bike Fitters que também são Fisioterapeutas. Apenas tirar as medidas antropométricas, colocar em um computador para que ele diga como os ajustes da bike devem ser feitas, é bem diferente de um profissional que saberá qual o melhor ajuste de acordo com seu histórico de lesões, fraturas e qualquer outro problema biomecânico que o ciclista venha a ter.

Bom, então vamos lá…

Dores na frente dos joelhos

Esta é uma das reclamações mais comuns entre ciclistas: dores na parte da frente dos joelhos. Se esta dor é comum, a razão não deixa de ser diferente. Na verdade é muito comum também: selim baixo.

Quando o selim está mais baixo do que a altura ideal, a pressão exercida na parte frontal do joelho é maior. E como fazemos movimentos repetitivos ao pedalar, este esforço localizado resulta em dores, que é o primeiro aviso de que algo está errado com nosso corpo.

Outra razão para dores na parte da frente dos joelhos, é a utilização de pedivelas com braços maiores que os ideais para o ciclista. Quando o braço do pedivela é maior que o ideal, o joelho acaba por articular demais e os ângulos de trabalho estão acima dos limites em que eles conseguem suportar as pressões das pedaladas sem que resulte em problemas nas articulações, nervos e tendões.

Dores na parte de trás dos joelhos

As razões para sentirmos dores na parte de trás dos joelhos é exatamente o oposto das razões das dores na frente dos joelhos. Estas podem ser a altura do selim que pode estar acima do ideal.

Neste caso, a pena precisa se esticar mais do que o ideal para um ciclo de pedalada. O fato do pé ter que trabalhar para compensar a falta de estabilidade da perna esticada demais pode ajudar a agravar as dores.

A estabilidade que os pés precisam ter é justamente aquela flutuação que os taquinhos dos pedais clips possuem. Há modelos de taquinhos onde os pés não conseguem girar nem um milímetro para os lados, e estes tipos de taquinhos devem ser evitados o máximo possível.

Dores nas laterias dos joelhos

Dores nas laterais dos joelhos estão ligadas diretamente com o alinhamento e posicionamento dos taquinhos dos pedais clip.

Antes de qualquer ajuste nos taquinhos, é necessário verificar primeiro se os taquinhos estão em bom estado de conservação.

Se os taquinhos estão em bom estado e perfeitamente alinhados, o problema provavelmente seja a angulação lateral dos seus pés. Para resolver este problema, existem placas com diversas alturas diferentes que são instaladas ente o taquinho e a sapatilha.

Estas placas normalmente são plásticas e compensam a angulação que seus pés possuem em relação ao perfeito alinhamento da perna-pés.

Problemas com dores nas laterais dos joelhos não param por aqui. Outra razão bem comum, que aliás é algo que todos nós sofremos, é simplesmente o fato de não termos as nossas pernas com o mesmo comprimento.

Para compensar a pedalada com uma perna maior que outra, nós acabamos por ficar um pouco torto quando sentados no selim da bicicleta. Quando sentamos de forma desalinhada, a pélvis força os joelhos a trabalharem de forma diferente. Um acaba sendo forçado de forma errada e as dores serão certas.

Amenizar este problema é mais fácil, e só precisa de um pouco de dedicação: fazer pequenos alongamentos várias vezes ao dia, principalmente se o ciclista em questão trabalha muitas horas sentado.

No geral, nenhum dos ajustes que fazemos em casa pode ser comparado com o trabalho de um Fisioterapeuta e Bike Fitter. De preferência, além de fisioterapeuta e bike fitter, o profissional também deve ser um ciclista e amante do esporte. Este sim, será o profissional perfeito para deixar sua bike perfeitamente ajustada para suas horas de alegrias sobre a bicicleta. 😉