Cyclocross (também conhecido como CX, Cyclo-X ou ‘Cross) utiliza-se bicicleta de estrada com algumas modificações para utilizar pneus mais largos (700×32-42). As provas acontecem principalmente no inverno, e pela UCI a temporada do Cyclocross é entre Outubro e Fevereiro.
A modalidade é extremamente difundida na Europa, e a partir do final dos anos 70 começou a cair no gosto dos americanos também.
A modernidade de hoje
Hoje as bicicletas de Cyclocross utilizam desde freio a disco com acionamento hidráulico até controles eletrônicos e sem fio nas trocas de marchas.
Na era das relações de marchas 1x, de apenas uma coroa, muitos podem achar que é mesmo uma novidade. Mas nos anos 80 já se utilizava montagem 1X quando o Cyclocross se espalhava pelo mundo.
Michael Sylvester comenta alguns aspectos sobre o cyclocross:
“Há árvores, grama molhada, e você se torna novamente uma criança por brincar entre os galhos. É bastante divertido. Apesar de muito trabalhoso é bastante divertido.”
Mas o que chamou a atenção memso foi a montagem que Michael Sylvester utiliza em sua bicicleta de cyclocross. Utilizando apenas 6 velocidades no cassete, ele pedala com apenas 1 coroa. Veja estas imagens da bicicleta de Michael nos anos 80:
Teria a SRAM pesquisado montagens de mais de 35 anos para há poucos anos atrás ter declarado que “inventou” o sistema 1x?
Veja o video:
Hoje, Michael Sylvester ainda trabalha com bicicletas, mas ligado à medicina esportiva.
Gostou da publicação? Curta a página da BikeUP clicando abaixo! 😉