Tretta Cycles // Bicicleta com tração 2×2 movida a corrente

0
2040
tretta-cycle_

Aqui está algo que você nunca deve ter imaginado: uma bicicleta com tração 2×2, ou seja, nas duas rodas!

Tá bom vai, existe outras sim. Mas com cardãs flexíveis e não com uma um jogo de pivôs fixos trabalhando com articulações. Tudo para levar a tração via corrente para a roda da frente também.

Fabricada pela Tretta Cycles (o trocadilho é bem válido aqui), é uma “solução” que, na minha opinião, apresenta mais problemas do que as soluções propriamente ditas.

O sistema 2×2

A bicicleta consiste de uma segunda corrente que parte do lado oposto do cassete e sobe até perto do HeadTube, onde há uma engrenagem parecida com um cog.

Dali, parte uma terceira corrente em direção ao garfo. E nesta posição há um mecanismo peculiar para receber outro cog, ligada à uma cruzeta, ou mini-cardã articulado. Então é transferido o toque da pedalada para outro cog, que é ligado ao cubo da roda dianteira por uma quarta corrente. Ufa…

Parece complicado? Não é muito quando se vê as imagens abaixo. Mas, segundo alguns relatos de testes, além do problema do peso extra por causa das várias correntes, engrenagens e articulações, ainda é algo muito desconfortável e até perigoso.

Consegue imaginar sua perna passando ao lado daquela corrente que sobre pelo quadro?

trettatrettatrettatrettatrettatretta