Tony Martin venceu o mundial de CRI utilizando pneus clincher

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Pneus tubulares são a preferência universal no pelotão profissional. Mas, Tony Martin utilizou pneus clincher para vencer o Mundial de CRI em Doha.

O ciclista alemão preferiu utilizar pneus clincher em sua bicicleta de contra-relógio, e optou pelo modelo Turbo Cotton da marca Specialized.

A preferência pelos pneus tubulares no pelotão profissional se dá por conta de alguns fatores específicos. Os aros para pneus tubulares são mais leves e sua rolagem é mais confortável. Porém, a característica mais importante para os ciclistas profissionais é que os pneus tubulares, quando furam, demoram mais para perderem completamente a pressão.

Assim, os ciclistas podem continuar rodando com a bicicleta até o carro de apoio chegar e efetuar a troca.

Wolf VormWalde (diretor de pneus da Specialized) e Oliver Kiesel (diretor de produtos para pneus), explicam a opção de Tony Martin.

“Os pneus clincher instalados com aros próprios para clincler, perde menos energia por deformação do pneu. O pneu Specialized Turbo Cotton é a opção mais rápidos que temos. O invólucro de algodão (cotton) oferece mais velocidade em comparação ao pneu de nylon ou pneu sem câmara de ar”, diz Wolf VormWalde.

Completando a explicação técnica, ele continua: “O material de algodão que faz o revestimento é impregnado com uma solução de látex. Por isso não está curado com borracha como em um pneu clincher comum.

As rodas clincher da bike de Tony Martin

Em Doha, Tony Martin utilizou roda HED Jet Disc Plus na traseira e Roval CLX 64 na dianteira.

Oliver Kiesel contou que Tony Martin utilizou um pneu 24mm na dianteira e um 26mm na traseira. O aro da roda Roval CLX 64 foi desenhado para trabalhar exclusivamente com meus 24mm. “Há também uma questão aerodinâmica. Pneus clincler são mais aerodinâmicos que tubulares, pois suas laterais são mais estreitas. Isso faz com que o ar passe mais suavemente pelo pneu e aro. Nos caso dos tubulares, neste ponto é criado uma turbulência”, disse Kiesel.

Sobre os motivo do pneu 26mm na traseira, o motivo que oferece menos resistência à rolagem do que o 24mm.

Tony Martin utiliza pneus clincher em provas de contra-relógio (TT) desde 2012.