Estive por uma semana em Taipei, Taiwan, e visitei os 3 dias da Taipei Cycle Show 2017, a maior feira de toda a Ásia para o mercado de bicicletas.
Entre os stands que eu não poderia deixar de visitar, estava o da fabricante Taiwanesa de kits de câmbios microSHIFT.
- Aproveito para te contar uma coisa interessante: no mundo todo, existem apenas 3 fabricantes de kits de câmbios: SRAM, Shimano, e a microSHIFT. Tudo o que você ver diferente disso é falsificação. Como posso afirmar isso? Bom, simplesmente tive a oportunidade de conversar com um dos fabricantes dessas falsificações. Infelizmente o Brasil está recebendo muitas destas falsificações e o que pude constatar lá, deixaria muita gente de boca aberta.
Voltando ao assunto desta publicação.
O kit microSHIFT eXCD (eletrônico)
Trocador de Marchas
A bateria fica dentro do trocador de marchas, não é removível e é carregada por uma simples conexão USB. O trocador possui apenas 3 botões: sobe marcha, desce marcha e liga/desliga função de ajuste fino do câmbio.
Os indicadores em LED mostram em qual marcha o câmbio traseiro está posicionado e também o nível de carga da bateria.
Para você ter uma ideia do potencial do sistema, se você utilizar o câmbio traseiro com o sistema Plus (estabilizador de corrente) ligado, uma única carga de bateria suporta até 10.000 (dez mil) trocas de marchas. Se manter o Plus desligado, você poderá trocar de marchas até 16.000 (dezesseis mil) vezes!
Power Bank
Com toda essa autonomia, é muito provável que você até esqueça que é preciso recarregar a bateria do microSHIFT eXCD. Para não ficar na mão, o kit possui um Power Bank (banco de energia) que é instalado dentro da espiga da suspensão.
Então, se por algum vacilo você ficar na mão no meio da trilha por falta de bateria no eXCD, basta plugar o Power Bank no trocador do microSHIFT eXCD e o sistema será recarregado enquanto você continua a pedalar. Muito legal, não? 🙂
Câmbio Traseiro eXCD
Esta versão do microSHIFT eXCD apresentada na Taipei Cycle Show 2017 é diferente da versão apresentada em 2016. Todo a estrutura do câmbio, atuador elétrico e também a central eletrônica foi melhorada.
O kit microSHIFT eXCD (eletrônico) exposto na feira, é o protótipo quase acabado. Dois dias antes da feira iniciar, visitei a fábrica da microSHIFT e vi este mesmo kit microSHIFT eXCD todo aberto e com os engenheiros terminando a programação da central eletrônica que comanda o sistema. Infelizmente este setor da fábrica foi um dos vários que não pude fazer imagens.
O câmbio traseiro é sóbrio, possui um design elegante e simples. Não há frescura nenhuma e nada de grandes curvas no desenho dele. Ele foi desenhado como deve ser: funcional.
Sistema Plus (estabilização de corrente) e compatível com 11-46
O microSHIFT eXCD já conta com o sistema Plus que estabiliza a corrente, e pode ser ligado e desligado por uma simples chavinha posicionada na linha do eixo do cage do câmbio.
O novo câmbio eXCD foi desenhado para trabalho com o novo cassete microSHIFT 11-46 11v e também outros modelos que a fábrica está finalizando o desenvolvimento para serem lançamentos em breve.
Removendo-se esta tampa preta localizada logo abaixo do logo do câmbio e da fábrica, encontra-se a placa eletrônica e todo o “cérebro” do câmbio. Mas isso é algo que você não precisa se preocupar, pois o câmbio foi projetado para ter manutenção zero. Até o mecanismo Plus de estabilização de corrente não precisará receber nenhum tipo de manutenção, pois segundo informações que recebi durante minha visita à fábrica, o mecanismo será todo selado.
Vi o câmbio sem esta tampa no laboratório da fábrica, e afirmo que fiquei impressionado com a qualidade dos componentes da placa eletrônica controladora.
Alimentação e Controle
Apenas um único fio vem do trocador de câmbio, e dele é entregado energia e os sinais de dados para o câmbio executar os movimentos. Realmente o sistema é muito simples e transmite uma grande confiança na questão do funcionamento.
O funcionamento dele é preciso e macio. É tudo muito simples: apenas aperte os botões. Eu achei a velocidade de troca dele mais lenta que o Di2 da Shimano, e isso quer dizer que é bem melhor! Você gerencia melhor o tempo da pedalada para o engate da corrente ser perfeita e sem nenhum ruído. Realmente muito bom!
Abaixo, a GMTN publicou um curto video falando sobre o funcionamento do microSHIFT eXCD.
Segundo sites especializados sobre o mercado de bicicleta, o kit microSHIFT eXCD está previsto para ter seu preço para consumidor final em torno de U$600,00. Bastante interessante!
O futuro tão aguardado presente
Durante minha visita à fábrica da microSHIFT (montarei uma publicação sobre), tive a honra de conhecer toda a equipe que gerencia a fábrica. Conheci o dono da empresa, o filho do dono que também é o engenheiro chefe, a gerente de vendas internacionais, entre outros.
Toda a equipe é extremamente gentil e atenciosa, nos fazem sentir que realmente a microSHIFT é uma grande família. E acredito que este é o segredo para a empresa crescer 40% ao ano e estar conquistado uma fatia do mercado mundial de componentes para bicicletas. Grandes marcas como Cannondale, Specialized e Felt já apostaram as fichas na microSHIFT e tudo indica que é apenas o começo de grandes parcerias.
O filho do dono da microSHIFT, que também é engenheiro chefe e possui idéias novas e muito legais para futuros produtos, ao fim de nossa visita à fábrica me falou que quando o desenvolvimento do kit eletrônico eXCD estiver terminado, ele enviará um kit de presente para mim, para eu testar e publicar minha opinião sobre o produto.
Fiquei extremamente feliz pela notícia e pela honra de continuar a ser o primeiro a conhecer e testar o produtos microSHIFT aqui no Brasil. São os frutos de um trabalho sério que venho fazendo nos últimos anos para que todos vocês tenham uma segunda opinião sobre componentes de bicicletas que muitas vezes não entram na lista de opções de compras, simplesmente porquê não encontram informações sobre qualidade e funcionamento destes componentes.
Sendo assim, fiquem de olhos abertos aqui no site pois a qualquer momento mais novidades serão publicadas!
Abraços a todos, e até a próxima! 😉
fotos pinkbike