Shimano patenteou sistema ABS para bicicletas

0
240

Hoje em dia não é novidade alguma veículos com sistema ABS, os quais impedem que as rodas sejam travadas durante uma ação de frenagem. Na verdade, o sistema também não é tão novo assim, apenas não existiam tecnologias viáveis. Para você ter uma ideia, as primeiras patentes de sistemas ABS são da década de 1920.

Mas, a Shimano patenteou um sistema ABS para bicicletas, e isso poderia ser algo novo. Bem, não tão novo. A Bosch possui a patente de um sistema ABS para bikes, e há mais de uma década, a Volkswagen e a Audi também registraram patentes de ABS para bikes.
Pois é.

Tudo indica que o sistema da Shimano é enormemente complexo. Aproveitando, sempre achei que os japas da Shimano pegam algo simples, empetecam com milhões de frescuras e lançam dizendo que melhoraram. Pode ser que já era perfeito, mas precisam ter a última palavra. Ok, melhoraram do jeito deles. Mas, voltando…

Desde sinal de GPS, passando por sensores magnéticos e centrais eletrônicas formam este sistema de ABS da “japaiada”.

Vai valer a pena tanto cacaréco na bike? A aposta é que o sistema estará aplicado em e-bikes futuras, já que praticamente a bike inteira funcionará a partir de centrais eletrônicas microcomputadorizadas.

O futuro pedalístico parece cada vez mais chato na minha opinião. :-/