Rodas 27.5+ na sua 29er? Será que cabe?

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Aqui no Brasil, na terra do “Zé Atrasildo”, onde tudo chega meses ou anos depois de lançado, pode parecer que esse novo padrão (e talvez moda) de medidas Plus (+), seja novidade. Até que é, aqui no Brasil. Mas lá fora, essa tendência já existe há alguns anos.

Para você ter uma idéia, a Manitou já estava desenvolvendo uma suspensão exclusiva para essa medida há 18 meses. Ou seja, há 1 ano e meio atrás começaram a desenvolver um produto que há 2 anos ou mais, já estava querendo pegar ou virar moda.

O lançamento da Trek Stache reforça esse padrão, mas como publiquei, não acredito muito que uma bicicleta que foi feita para aceitar vários padrões de rodas, seja realmente boa com algum deles. Como no treinamento de um atleta, a técnica da especificidade é algo muito importante, a especificidade de uma bicicleta é o que faz ela realmente boa, ou nem tanto.
Talvez para quem é curioso, e a cada semana cisma que um tipo de bicicleta seja melhor, essa bicicleta deva servir.
Mas, de toda forma, deixo aqui o convite para a Trek Brasil enviar para mim uma Stache para que eu use por algumas semanas ou meses, e publique aqui uma matéria mais aprofundada sobre essa bike 😉

Mas vamos ao que interessa. O que é o tal padrão Plus(+)?
O padrão Plus nada mais é que uma medida que fica entre as medidas tradicionais, que são pneus até 2.30″, e os Fat-Tires das Fat-Bikes, que medem 4.0″.

Mas o problema é que as pessoas estão pensando que é só pegar um pneu mega-balão e instalar na bicicleta, e ela já se transformará em uma Plus. Infelizmente, não é só isso.
Os pneus Plus, que batem em 3.0″ como 27.5 x 3.0 ou 29 x 3.0, demandam mais espaço para trabalharem.
Um quadro padrão hoje, trabalha sem nenhum problema com pneus 2.25 ou 2.3″. Masssssssss, estão no limite.
Na minha bike de testes, e também como um teste do garfo rígido em 29er, montei pneus 29×2.4″ na bike. Na frente, ficou ótimo, lindo e passa por cima de tudo. Mas na traseiro, alguns problemas aconteceram, como a raspada do pneu no chainstay do quadro dependendo da pressão que eu use nele. Tenho um pneu do mesmo modelo guardado, na medida 2.2, mas até agora não senti necessidade de instalar essa medida menor que 2.4 na traseira.

Continuemos…

Além do quadro, componentes específicos foram desenhados e fabricados para o padrão Plus.

Suspensão

manitou-magnum-plusAs suspensões Manitou Magnum são fornecidas em formato OEM. Este modelo são instaladas nas bicicletas Specialized Fuse, Rocky Mountain Sherpa e Trek Stache, Airborne Griffin e muitas outras bikes bacanas que talvez nunca venham para o Brasil (oficialmente). São mais largas para que recebam sem nenhum problema os cubos e os pneus do padrão Plus, que mais mais largos que os tradicionais, e mais estreitos que os de uma fat-bike.

Rodas

magnum-hub-1800mmSe você quer migrar para o padrão Plus, você precisará de novas rodas.
Elas incluem novos cubos, nas medidas 15×110 and 12×148. Para comparação, as medidas de cubos normais são: 9x100mm na dianteira e 9(ou 10)x130mm na traseira. Então, os cubos do Plus são mais largos, com eixos maiores para aguentarem a paulada. Mas não são, necessariamente, mais pesados.

aros-plus-sizeOs aros também são mais largos: medem 50mm externamente, com vão interno de 44,4mm e 13,8m de altura. São compatíveis com tubeless, logicamente.

rodas-plusAs rodas do padrão Plus são encontradas nas medidas 27.5″ e 29″.

Sobre as medidas das rodas Plus

Rodas 29″ com pneus 2.2 medem: 733,76mm de diâmetro.
Rodas 29″ com pneus 2.25 medem: 736,30mm de diâmetro.
Rodas 29″ com pneus 2.3 medem: 738,84mm de diâmetro.
Rodas 29″ com pneus 2.35 medem: 741,38mm de diâmetro.
Rodas 29″ com pneus 2.4 medem: 743,38mm de diâmetro.

Então, se por exemplo você tem uma bike 29er com rodas montadas com pneus 2.25″, teoricamente você conseguiria instalar rodas 27.5″ com pneus 3.0″, o chamado Plus. Mas, logicamente, só se seu quadro e suspensão tivessem espaço suficiente para isso.
Pensando sobre a frente da bike, pode ser que garfos rígidos e suspensões comuns até aceitem essa medida, mas certamente não haverá espaço para o barro passar.

 

konaA bike da imagem acima é uma 29er, e foi montadas rodas 27.5″ com pneus 2.8″ e instaladas nela.
Reparem como o pneu está no seu limite. Se fosse 3.0″ com certeza não caberia.

Em minha bike experimentos, uso pneus 2.4″, e o quadro foi polido por causa dos pelinhos do pneu que raspavam no chainstay. Na frente, sem problemas. O pneu não fez nem cócegas no garfo rígido.

Por fim, podemos ver que a matemática mostra que é impossível instalar pneus maiores que 2.4″ em quadros normais. Não tanto por causa da altura, mas sim, por causa da largura.
E mesmo se houvesse pneus que são altos mas estreitos, não seria viável. O motivo é porquê eles seriam extremamente instáveis nas curvas, até sairiam do aro com certa facilidade.

Pensou algo diferente do que foi escrito aqui? Comente, curta, compartilhe… E vamos trocar mais idéias!

Abraços à todos e até a próxima! 😉

Fabio S.