Parsons, um triatleta e piloto de motocross, comprou seu quadro no site DHGate.com, o qual utiliza o slogan “Compra inteligente. Compre direto”. Entende-se que as compras são feitas diretamente das marcas listadas no site.
Por U$690,00 logicamente um quadro Foil Premium não é feito pela Scott, e também não é um quadro feito nos moldes dos quadros originais da Scott. O SL4 vendido lá, não é um SL4 real. São falsos e foram feitos a partir de engenharia-reversa para ser ter, pelo menos, o aspecto do quadro original.
“A oscilação de velocidade era tão horrível, que eu apertei o quadro com meus joelhos, e travei o pedivela com meus calcanhares, além de segurar o guidão com toda a força que eu tinha. Mas, mesmo assim, a roda dianteira oscilava para direta e para a esquerda”, disse Parson, contando sua experiência ao descer uma montanha com um quadro que acreditava ser uma réplica próxima à Specialized S-Works Tarmac SL4.
O que os consumidores dizem é que procuram opções de baixo custo, e depois declaram perceber reações em suas bikes semelhantes às que Parson descreveu acima.
“Eu não posso comprar uma original, então uma réplica serve”. “Eles são na mesma fábrica na China, são os mesmos moldes”. São outras frases que dizem por aí.
Sendo assim, o site Velonews resolveu testar os dois tipos de quadros. Eles utilizaram a estrutura do laboratório Microbac Laboratories, onde foram executados vários testes com o quadro original e o falsificado. Será que classificaram apenas como réplicas, ou como armadilhas mortais?
O teste
O quadro falsificado assemelha muito com o original, os gráficos são quase idênticos, se os técnicos não tivessem um quadro original para comparar, poderiam até dizer que o falsificado era verdadeiro. O selim falsificado também se assemelha com o original. Mas, inspecionando os quadros, a verdade foi clara e direta: estão longe de serem idênticos.
Em primeiro lugar, os técnicos da Microbac informam que o quadro falsificado NÃO vem do mesmo molde dos quadros originais. Se fossem feitos a partir do mesmo molde, ambos teriam a mesma geometria. Mas nenhum dos tubos do quadro falsificado possui a mesma medida do quadro original.
O peso do conjunto quadro, garfo, caixa de direção e abraçadeira de canote eram comparáveis: o SL4 original pesa 1460 gramas, o falsificado, 1570 gramas. Mas essa diferença pouca pode ser razão de algum “pulo do gato”, pois no quadro falsificado é utilizado um headset de baixa qualidade, e alí a diferença pode ser em torno de 100 gramas.
A construção do headset é preocupante. Enquanto no quadro original a construção integra as fibras de carbono em torno do headtube, no quadro original o headtube é apenas colado. E segundo a Microbac, esse tipo de construção empregado no quadro falsificado com certeza não passaria nos ensaios destrutíveis.
Entre os vários testes, o menos destrutível, é o teste de dureza dos materiais. O quadro foi posicionado verticalmente, e foi depositado sobre ele 300 libras de força diretamente no canote. O resultado é medido em quantidade de compressão, ou força por polegada. Neste teste, o quadro falsificado foi declarado 11% menos rígido do que o original.
Para alguns, a diferença pode parecer pouca, mas Steve Ferry, técnico da Microlab, disse: “Eu acho essa diferença notável. Neste jogo de alto desempenho, 11% é um valor importantíssimo.”
Teste de resistência à tração
Outro teste foi cortar os quadros em vários pedaços para poder medir a resistência à tração das diferentes partes que compõe um quadro. Os resultados deste teste foram ainda mais reveladores. Cada pedaço dos quadros foram testados separadamente, e foi aí que as grandes diferenças apareceram. A Tarmac foi projetada para ser uma bicicleta de alto desempenho, e a falsificação para simplesmente se parecer com uma Tarmac.
O tubo superior da Specialized é mais fortes que o tubo inferior, enquanto que no quadro falsificado, o tubo superior é mais fraco que os outros. Existe uma módulo de elasticidade (uma medida de resistência de um material à deformação), maior que 40 milhões psi. Já o quadro falsificado, a elasticidade está em torno de 7 e 10 milhões psi.
Olhando-se dentros do quadro original, percebe-se grandes variações de espessura nos tubos, e no falsificado, as diferenças são mínimas.
Os sites que vendem quadros falsificados apelam aos consumidores como uma forma de pouparem dinheiro. No mundo do ciclismo, onde os preços são exorbitantes, a atração pela compra nestes sites da China é compreensível. infelizmente, esse dinheirinho poupado pode se tornar algo trágico.
O quadro S-Works original custa cerca de U$3.500,00. Os falsificados podem ser comprados por U$700,00.
“Eu acreditava que estava comprando um quadro que foi feito nos mesmos moldes dos originais”, disse Parson. “Não há como eu recomendar um quadro desse para alguém, eles são aterrorizantes. No mínimo, tudo acabará em um terrível acidende.”
Os vendedores dos sites que oferecem esse tipo de quadro parecem não se preocupar com a segurança de seus produtos.
“Eles apenas me enrolaram o tempo suficiente para ter em mãos o dinheiro do meu pagamento”, disse Parson, sobre sua tentativa de devolver o quadro ao vendedor. “Assim acontece com a maioria das coisas, o preço parece bom demais para ser verdade. Não seja um otário por se apaixonar por ele”, completou.
Como saber se um quadro é falso?
– na imagem principal desta postagem: o quadro da esquerda é original, da direita é falsificado.
– a imagem do headtube (caixas de direção): da esquerda é o original, da direta o falsificado.
Tradução livre: Fabio Santos
Via: velonews