Cassete 12v com range 9-43 e o Efeito Polígono

0
2829

Um usuário de um forum do exterior postou a foto de um cassete de 12 velocidades, com a razão de 377% total de range entre as marchas. Esse valor é maior que o cassete XX1 da SRAM, que conta com 320%. Uma montagem interessante, muuuuuito interessante!

Esse mega-cassete foi montado em um cubo Shimano XT, com freehub padrão de 10v. O cog de 43 dentes foi desenhado pelo dono da bike, e cortado a laser em aço inoxidável. O de 9v é da marca Doval. As opções de marchas são: 9-11-13-15-17-19-21-24-28-32-36-43.

O câmbio é Sram XX1 e o trocador de 11v recebeu uma modificação para que conseguisse ter mais um “click”. Foi necessário ajusar um “passo” menor entre as marchas.

Veja o video do sistema funcionando:

SRAM desistiu do cog de 9 dentes em seu cassete

A SRAM, durante o desenvolvimento do grupo XX1, chegou a testar um protótipo de cassete com 9 dentes. Mas segundo Henrik Braedt, um dos engenheiros do projeto, disse que desistiram de utilizar um cog de 9 dentes no cassete XX1. E o motivo foi por causa de um fenômeno chamado Efeito Polígono.

O Efeito Polígono é descrito com um fenômeno que acontece pela mudança de velocidade que a corrente sofre quando é transferida de um cog à outro.

Em outras palavras e para uma explicaçao didática, sabe aquela sensação que temos com pedalamos uma bicicleta single speed com a corrente muito esticada? É mais ou menos aquilo.

“Este efeito diminui exponencialmente em relação ao número de dentes do cog. Com a adição de um dente a mais, juntamente com o trabalho de usinagem do perfil de dente, conseguimos atenuar o efeito polígono”, comentou Henrik Braedt.

Quem utiliza o sistema de 9 dentes da Doval, diz que não sente nada de anormal ou que nunca teve nenhum problema. Mas, durante uma pedalada, quanto tempo o ciclista permanece no cog de 9 dentes? Em quais condições? Será que terá mesmo um feedback mais aprofundado sobre o sistema?

Há rumores que a Shimano também projetou e testou um cassete com o menor cog tendo apenas 9 dentes. Contudo, decidiu continuar mantendo o mínimo de 11 dentes em seus produtos. Mas são rumores e nunca saberemos se é verdade ou não.