Blocagens – Como definir a tensão correta?

0
513

Poucos fabricantes de blocagens de cubo de rodas fornece informações realmente úteis sobre seus produtos. Felizmente, com apenas algumas instruções e um paquímetro em mãos, você mesmo poderá achar o ponto correto na alavanca de blocagem.

A blocagem sendo configurada para trabalhar com a tensão corrente, garante sua segurança nas pedaladas.

O texto abaixo, de John Barnett, mecânico de bicicletas e presidente/fundador do Instituto da Bicicleta Barnett, nos EUA, te ensinará como.

Baseando-se na especificações de alguns fabricantes, Barnet determinou que, quando a blocagem estiver aberta, a distância entre os dropouts deve ser de apenas 0,60mm.

Esse pequeno valor criará uma pressão na contra-porca do cubo que será a ideal para que você use a bicicleta com segurança. Não haverá problemas para soltar depois, quando precisar.

As gancheiras do garfo ou suspensão, bem como o eixo e contra-porcas do cubo, não sofrerão compressão. Porém o eixo da blocagem sofrerá um estiramento para compensar a pressão exercida pela alavanca da blocagem. O mesmo acontece com a roda e todo o sistema traseiro.

Este mesmo estiramento não pode ser medido no momento em que a roda está instalada na bicicleta, mas há um simples passo-a-passo para você realizar a medição.

Procedimentos de medição das blocagens

  • Retire o sistema de blocagem de sua roda.
  • Instale apenas o sistema de blocagem no garfo ou suspensão, apertando a contra porca até que comece a fechar.
  • Feche a alavanca da blocagem até o seu ponto de segurança.
  • Pegue um paquímetro e encoste os batentes de medição na parte interna do garfo ou suspensão.
  • Zero o contador do paquímetro.
  • Neste momento, sua configuração deve coincidir com a imagem abaixo:

 

blocagem-ajuste-bicicleta_Agora, continue nestes passos:

  • Abra lentamente a alavanca da blocagem.
  • Verifique se o eixo da blocagem não se movimentou ou saiu da sua posição original.
  • Continue abrindo a alavanca da blocagem até que o recuo das gancheiras do garfo ou suspensão somem 0,60mm.
  • Neste momento, pare de abrir a alavanca da blocagem e verifique sua posição.

blocagem-ajuste-bicicleta____A posição que a alavanca da blocagem estiver quando o mostrador de medidas do paquímetro indicar 0,60mm será a posição inicial e ideal para você montar a roda na bicicleta.

Você pode fazer uma pequena marquinha na blocagem para que execute o procedimento de ajustar o contra-aperto dmais rapidamente. Veja o risquinho vermelho na imagem abaixo.

blocagem-ajuste-bicicleta___John Barnett chama este ponto de “ponto de resistência inicial”.

Mecânicos podem fazer esse procedimento e já deixar a marquinha nas alavancas de blocagens e mostrar aos clientes como fazer. Desta forma, os clientes não terão problemas em soltar a blocagem para eventuais procedimentos.

Todos nós já pegamos uma daquelas blocagens de má qualidade que travam e são impossívels de abri-las sem uma alavanca auxiliar e muito esforço. Se essas blocagens estiverem em boas condições e esses procedimentos forem usados durante o ajuste e fechamento, com certeza na próxima vez que a blocagem precisar ser aberta será bem mais fácil.

via bicycleretailer
Tradução: Fabio S.