A bicicleta da piloto Cécile Ravanel foi flagrada utilizando medidores de potência nos rotores dos freios.
Já é comum vermos bicicletas com medidores de potência integrado ao pedivela, para que os ciclistas monitores quantos Watts estão gerando nas pedaladas, e até para saber se estão gerando a mesma quantidade de energia em ambas pernas.
Mas, por quê medidores de potência nos freios?
É uma nova arma de telemetria. Os engenheiros querem registrar e monitorar a força (torque) que o freio gera em determinados trechos de uma pista, quando a piloto Cécile aciona o sistema da dianteira e da traseira.
O sensor de potência é acoplado entre o cubo e a banda de frenagem do rotor. Então, quando o freio é acionado, o sensor capta a força que os freios exercem na roda da bicicleta.
E esses dados são armazenados em uma central e compilados juntos com outras informações como o de um GPS. Então, pode-se analisar, por exemplo, os pontos onde os freios são mais utilizados, e novas estratégias de descida poderá ser estudada para que se ganhe aquele segundinho milagroso que poderá confirmar o pódio no fim da prova.
Bastante interessante, não? 😉