A Comissão de Equipamentos da UCI está atualmente estudando amostras de coberturas de rotor de freio a disco como uma possível solução para questões de segurança levantadas no ciclismo de estrada profissional.
A organização ciclista Cyclistes Professionnels Associés (CPA) publicou na quarta-feira fotos de coberturas de rotor a freio a disco sendo inspecionadas como parte do “início de uma investigação sobre segurança”.
As fotos mostraram uma capa cinza, ventilada sobre um rotor de disco e uma versão preta anexada a uma bicicleta de estrada Cannondale.
As preocupações de segurança sobre o uso de freios a disco no ciclismo de estrada foram levantadas desde a sua introdução em teste no final da temporada de 2015. O julgamento foi posteriormente suspenso após Francisco Ventoso (Movistar) sofrer uma lesão em sua perna durante Paris-Roubaix em abril de 2016 que ele atribuiu a um rotor de freio a disco.
Os ensaios de freios a disco retomaram em 1 de Janeiro de 2017, após a UCI se reunir com representantes da CPA – Cyclistes Professionnels Associés