Vencedor do Tour de France em 1956, Roger Walkowiak, falecido em fevereiro deste ano aos 89 anos em Vichy, França, o ciclista francês era o mais antigo vencedor da prova e que ainda estava vivo.
Mas esta não é a maior curiosidade sobre este fantástico ciclista.
Na edição de 1956, Walkowiak, descendente de poloneses, surpreendeu o mundo do ciclismo ao desbancar os favoritos ao título do Tour. O ciclista conquistou boa vantagem para seus concorrentes após abrir 30 minutos de frente na sétima etapa do torneio. O francês foi campeão sem vencer nenhuma etapa sequer.
// Mais de 1 minutos de vantagem na geral
Walkowiak terminou a competição com pouco mais de um minuto de vantagem para o também francês Gilbert Bauvin, capitão da equipe, e o belga Jan Adriansens. O espanhol Federico Martín Bahamontes terminou na quarta colocação.
Agora com a morte do francês, Bahamontes fica com o ‘posto’ de mais antigo campeão do Tour ainda vivo, atualmente com 88 anos. O espanhol foi campeão três anos após o surpreendente triunfo de Walkowiak, na Volta de 1959, quando tinha 31 anos.
O título de Roger de 1956 foi tão surpreendente que, à época, foi criado o termo ‘Tour à la Walko’, destinado à quando um ciclista ‘de fora da elite’ vence a competição depois de escapar do pelotão principal e dos favoritos.
via espn.uol.com.br