A Fox Racing está desenvolvendo um sistema eletrônico de câmbio traseiro e freehub onde, aparentemente, os macaquinhos do freehub desengatam em momentos de “falta de pedaladas”.
Ok, mas para que isso? Explique-nos.
Apesar de achar mais uma das frescuras peludas do mundo das bikes, ao sem pensar na finalidade comercial (pilotos profissionais, mas os prós mesmo, do mundial!), das modalidades Downhill e Enduro, e também da questão de engenharia e solução de problemas, até que a ideia é muitíssimo interessante.
Quando a balança traseira de um quadro “full” trabalha, o curso do eixo traseiro normalmente causa um pequeno esticamento na corrente, o que reflete no sistema de estabilização de corrente do câmbio traseiro e, nos pilotos mais sensíveis um pequeno e rápido desconforto na posição do pedivela pode ser sentido por eles.
Este sistema eletrônico fica “observando” se o piloto está ou não pedalando e, caso necessário e em milésimos de segundos, ao perceber que o cara parou de pedalar, mandará um sinal ao freehub para que desengate os macaquinhos e deixe a balança traseira trabalhar como for necessário para absorver as pancadarias do terreno.
Simples assim.
E além disso, de quebra, resulta em uma leve poupada na vida útil do câmbio e corrente. Não que os profissionais precisem se preocupar com isso, masssssss….