O desaquecimento pós-treino é tão importante quanto o aquecimento. Antes de um treino você precisa preparar sua musculatura para receber cargas maiores de força e por mais tempo. E na outra ponta, o desaquecimento relaxa corretamente a musculatura desgastada e até danificada para que comece sua recuperação.
Segundo Chris Kilmurra, da Point1 Athletic Development, estes 5 passos poderão te ajudar a fazer um desaquecimento correto e evoluir sua perfomance.
1 // Não alonge logo que termimar seu treino
Faça o alongamento pelo menos 3 horas depois do seu treino. Esticar a musculatura ainda ativa, assim como a rede do sistema nervoso central, neste momento pode não ser a melhor idéia.
2 // Princípios básicos
Cinco ou dez minutos de pedalada leve, seja no seu caminho de volta para casa por exemplo, fará seu corpo diminuir o ritmo e lentamente voltar ao estado relaxado e calmo. Já percebeu que depois de uma prova de ciclismo de pista, os ciclistas trocam de bicicleta e vão pedalar calmamente no rolo? Estão baixando a intensidade de atividade do corpo para se recuperarem para a próxima largada.
3 // Continue se movimentando
Fazer movimentos ou exercícios lentos ao invés de uma pedalada leve também é uma técnica válida. Simplesmente faça alguns exercícios funcionais, mas sem intensidade, e sim com movimentos lentos e calmos. Termine deitando no chão para relaxar e com as costas retas, respire profundamente e relaxe.
4 // Preserve sua evolução
Novas evidências de estudos científicos indicam que exercícios de baixa intensidade após exercícios de alta intensidade, preserva a melhoria de sua perfomance. Ou seja, quanto melhor for o seu desaquecimento, uma melhor perfomance você terá no próximo treino. Em outras palavras, com um bom desaquecimento você estará evoluindo sua perfomance dia após dia.
5 // Finalmente, a hora do banho
Faça o procedimento do 15 x 15 quando tomar seu merecido banho pós-treino: conte 15 segundos em baixo da água fria, e em seguida mais 15 segundos na água morna. Repita esta alternância por 12 vezes. Você pode focar o jato de água em alguns músculos específicos ou em todo o corpo. É a melhor coisa a se fazer após longas horas em cima da sua querida bicicleta.