Quando vemos no pódio os 3 campeões de um Tour de France, por exemplo, a maioria das pessoas não imagina que as diferentes marcas de bicicletas que estes ciclistas utilizaram na prova podem ter sido fabricadas por uma única empresa.
Cannondale, Cervélo, Specialized, Scott e Giant, por exemplo, não são necessariamente fabricadas por estas marcas.
Donguan Taihe é uma empresa fornecedora de produtos compósitos (fibra de carbono) e, como exemplo, após o pódio do Tour de France 2008, a empresa declarou o seguinte:
“Nossa empresa está nos top-três lugares do Tour de France 2008.”
O que concluir baseando-se na frase acima? Que uma mesma empresa fabricou os três quadros das bicicletas dos campeões. Cervélo usado por Carlos Sastre, o Ridley de Cadel Evans, e a Specialized de Bernhard Kohl. Este último depois pego no anti-doping.
// A origem dos processos
Tudo começou em Taiwan, depois na China por causa dos custos operacionais. Por questões fiscais de importação na Europa, a produção começou a migrar também para Tailândia e Vietnã. Todos os fatores importam, até o custo logístico de uma única caixa de bicicleta, já que não estamos falando de uma pequena caixinha de celular, mas uma caixa bem maior.
Se as empresas fabricantes vendem um quadro OEM por cerca de U$400,00 para as grandes marcas, elas podem vendem depois por até U$4.000,00. Embora em 2011, o então presidente da UCI na época, Pat McQuaid, disse que os quadros podiam ser comprados a U$30,00 ou U$40,00 nas porta das fábricas. Eita! 🙁
O controle de qualidade dos fabricantes de quadros em fibra de carbono exige que as peças que não passem pelo controle de qualidade sejam esmagadas e transformadas em pó. Mas funcionários poderiam estar pulando este processo e tirando estes quadros da fábrica para serem vendidos no comércio online (sites chineses).
É verdade que há marcas como a BMC que fabricam seu próprio quadro. Mas a esmagadora maioria é OEM. E que raios é este tal de OEM que tanto se fala (e de forma completamente errada) por aí?
OEM, ou (Original Equipment Manufacturers), designa um fabricante qualquer que entrega para o cliente um produto acabado ou semi-acabado, com designs e acabamentos exclusivos como foram requisitados pelo cliente-solicitante.
Sabe aquela baléla sobre quadros OEM de grandes marcas? É papo-furado. Fazem de tudo para enganarem, e conseguem.
// O motivo para se pagar mais
A pergunta que não quer calar é sempre essa: Porquê pagar mais se tudo vem do mesmo fabricante?
É uma resposta delicada. Que tal pagar mais, muito mais, apenas para ter a marca da moda? Há também a questão da segurança em caso de problemas. Mas grandes marcas também deixam clientes a ver navios, principalmente no Brasil, onde a falta de respeito pelo consumidor é imensa, chega a ser ridícula.
Esta questão é bastante pessoal, cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu dinheiro, e comprar o produto da sua marca favorita. A verdadeira razão somente cada um conhece, e devemos respeitar isso. Mas, entre amigos, algumas brincadeiras sempre serão permitidas, não é? 😉
// OEM, ODM e OBM. Que raios significam cada um?
OEM, ODM e OBM são processos verticais que designam como um produto chegará até o cliente final. Eles seguem um certo caminho desde que saem da linha de produção e chegam ao consumidor final (ciclista).
// OBM
Original Brand Manufacturer, ou Fabricante Original de Marca (tal…).
Esta estrutura é quando a marca é a própria fábrica. A marca fabrica seu próprio produto, envia para distribuidor, que envia para um revendedor que venderá ao cliente final.
Uma opção do fomato OBM é a marca fabricar seu próprio produto e vender diretamente ao cliente final, sem passar por distribuidores.
A Colnago, respeitada marca italiana de bicicletas, em 2005 fechou acordo com a Giant para fabricar 2/3 de sua linha de bicicletas. O 1/3 restante permaneceu na Itália, de forma artesanal. Os fãs da marca sabiam que o “Made in Taiwan” ou “Made in China” poderia baixar o carisma da legião de fãs em todo o mundo. Mesmo com mais da metade da produção dos quadros sendo feita na Ásia, os produtos continuaram com seus preços “premium”, e não houve disse-que-me-disse indicando que problemas de qualidade aconteceram.
// ODM
Original Design Manufacturer, ou Fabricante de Desenho Original.
Segue a principal estrutira OEM: fabricante->marca->distribuidor->loja->ciclista.
Também podem vender diretamente ao consumidor final, um ciclista por exemplo. A diferença é que o produto vai com a marca do fabricante. É um produto padrão, sem a exclusividade de um produto OEM que foi solicitada por uma marca solicitante.
Produto ODM também é caracterizado quando vendido diretamente para uma loja, que revende para um ciclista.
// OEM
Original Equipment Manufacturer, ou Fabricante de Equipamento Original.
Na estrutura original, um produto OEM é fabricado por uma fábrica qualquer e enviado para a empresa solicitante (compradora), uma marca conhecida por nós. Esta marca enviará para seus distribuidores oficiais, que depois enviará para as lojas e finalmente os clientes comprarão das prateleiras.
Pode acontece também do fabricante do produto vender para a marca solicitante, e esta revenderá diretamente para o cliente final. Neste caso, é quando podemos comprar uma bicicleta de uma certa marca em uma loja autorizada, mas também diretamente no site da marca da bicicleta.
A última forma de compras OEM é a que mais conhecemos: é quando compramos diretamente do site do fabricante do quadro. Ex: os quadros carbono “sem marcas” vendidos em sites da China.
// Um exemplo
O quadro da Fuji Geox nunca foi fabricado pela Fuji, a bicicleta foi apenas montada pela marca.
Grandes empresas e marcas famosas nunca irão discutir sobre seus processos ou fornecedores OEM, entre os mil motivos estão as questões de concorrências. As marcas estão sempre desenvolvendo novos produtos juntos de seus fornecedores de produtos OEM, muitos projetos são cancelados, outros são fabricados. Mas são segredos industriais e trabalham com afinco para que não sejam descobertos. São novas tecnologias sendo desenvolvidas e não seria interessante serem descobertas por concorrentes.
Há lendas que dizem que os chineses fecham contrato da seguinte forma: “fabricaremos seu quadro por 5 anos. Depois, a tecnologia é nossa e podemos usá-la como quisermos”.
Bom, pode ser verdade, ou apenas conversa de porta de botéco.
Fabio S.