Cada novo lançamento da Zipp, desde a Firecrest em 2010, é sempre sobre redefinir e melhorar o comportamento aerodinâmico lateral das rodas.
Pensam em evolução, e não, revolução. E assim podemos também pensar sobre a Zipp 454 NSW. Novo conceito e nova tecnologia.
O Sawtooth
A Zipp chama seu novo formato de aro de “Sawtooth”, devido às ondulações em seu diâmetro interno. Estas ondas foram inspiradas pelos tubérculos que existem nas basbatanas peitorais da baleia-jubarte. Não, não é brincadeira. É a eterna busca da perfeição na natureza.
Acontece que estes tubérculos ajudam um animal de 40 toneladas a nadar a quase 41km/h. Então, vamos aplicar o conceito em rodas de bicicletas!
Segundo Michael Hall, engenheiro de desenvolvimento da Zipp, a ondulação corresponde a uma alternância no diâmetro interno da 454 NSW que fica entre 53 e 58mm de profundidade. E ele afirma que isso é uma mudança drástica na dinâmica da indústria de rodas.
A 454 NSW é resultado de quatro anos de estudo, 36 protótipos e 252 horas de tunel de vento.
Esta é uma das razões pelas quais o NSW é o conjunto mais caro de rodas que a Zipp já fez – US$ 4000,00.
1525g o par de rodas
690g frente / 835g traseira
Profundidade da roda de 53 e 58 mm
27,8mm de largura máxima
Largura interna de 17mm
26,4 mm de largura da via de travagem
18 frente / 24 contagem de raios traseiros
Mamilos Sapim® de bloqueio seguro
Radios Sapim® CX-Ray®