Kai Saaler é um piloto de MTB Ultra Maratona e Endurance que tentará quebrar o record de UpHill do Guiness Book. A tentativa de altimetria acumulada será o dobro da altura do Everest!
O aleão Kai Saaler compete nas principais provas de resistência do mundo. É conhecido no mundo das provas de 24 horas e também multi-campeão das provas 12 horas de MTB.
Ao todo serão 18.304m que o alemão tentará subir em menos de 24 horas!
A bike que ele utilizará na tentativa da quebra do recorde é uma Stoll R1. O quadro ainda é protótipo e pesa 777g. O R1 foi desenvolvido na Suiça por Thomas Stoll, e depois fabricado totalmente à mão Bike-Ahead Composites, na Alemanha.
Um detalhe interessante é que a UCI não está envolvida nesta tentativa de recorde de UpHill. Somente o Guiness Book arbitrar o acontecimento.
// A Stoll R1 de 6.1Kg
As pinças de freios são Trickstuff, usinadas em CNC após perceberem que tentar aliviar o peso dos freios anteriores Piccola XC não seria uma boa.
O câmbio traseiro é um SRAM XX1 11v com um cassete 9-46 TRS Plus. O range do cassete é um pouquinho maior que do Eagle, com 511%.
O pedivela é um SRAM XX1 DUB 175mm e os pedais são Shimano Ultegra. Estes pedais foram escolhidos por causa do peso, durabilidade e por oferecer uma maior base de apoio.
A coroa é uma X-Sync2 36 dentes com montagem Direct Mount.
As sapatilhas que Saaler utilizará são da Giro, modelo Prolight Techlace, com míseros 150g.
O pioto ultra-maratonista é patrocinado pela Tune, que lhe forneceu um canote de selim super leve, bem como suporte de caramanhola, parafusos especiais e outros cacarécos.
O selim é um Komm-Vor 100% carbono que pesa apenas 88g.
Os cubos são Tune Princess Skyline, sendo que na frente o cubo é padrão 100mm e atrás 148mm. Os pneus são Maxxis, modelo Maxxlite, medida 29×2.0 e pesando 345g cada.
Por incrível que pareça, a montagem das rodas não são tubeless. A escolha foi pelas câmaras de ar Tubolito S-Tubo, que pesam apenas 45g cada.
A alemã Bike-Ahead fabricou dois aros especiais para Saaler. Baseando-se no modelo THErim XC 24, mas com mais algum alívio de peso, cada aro pesou apenas 260g quando prontos.
Diz aí… Belíssima e exclusivíssima bike, não? 🙂