A empresa Robot Bike surpreendeu o mundo do Mountain Bike quando lançou este modelo em Maio de 2016. O modelo R160 é construído em tubos de fibra de carbono que são colados em luvas de titânio impressos em 3D.
E tudo é sob medida, de acordo com as medidas da bio-mecânica do cliente. O preço do quadro: 4.395,00 Euros.
A fibra de carbono aeroespacial é fornecida pela Mitsubishi-Rayon e fabricada na Nova Zelândia. As mantas são cortadas por máquinas CNC dentro da Robot Bike. Depois, São inseridas 25mm adentro das luvas de titânio impressas em 3D.
Estas luvas possuem uma flange interna que cria uma espécie de parede dupla. Então os tubos colados tanto pela parede interna quando pela externa.
Suspensão DW6
A Robot Bike considera Dave Weagle como sendo o melhor desenhista de suspensões no mundo. E com ele a empresa gastou alguns anos desenvolvendo seu próprio sistema de suspensão.
E porquê somente a balança do amortecedor não é fabricado em impressão 3D? Pelo simples fato de que é a única peça que não é feita sob medida.
Detalhes da contrução
Assim que a geometria da R160 é decidida, a fabricação das componentes sob medida é iniciado. Cada uma das luvas são desenhas e analisadas por um software de computador, e são organizadas de forma que maximize a impressão 3D.
Quando tudo estiver calculado e pronto para ser impresso, basta-se apertar um botão na impressora e esperar por 50 horas para que todas as partes estão prontas.
Mais fotos dessa bicicleta fantástica!