Logicamente é possível fazer uma manuteção completa de sua bicicleta em casa. Bem, na verdade não é tão simples assim. Se sua bicicleta for uma pouco mais sofisticada do que as vendidas em supermercados, é melhor você entregá-la para um mecânico profissional e de sua confiança.
Ferramentas específicas, técnicas e conhecimentos sobre procedimentos de reparos farão uma diferença enorme nestes momentos.
Aqui estão listados os 5 erros mais comuns cometidos por mecânicos “caseiros” ou quem não tem muita experiência em manunteção de bicicletas.
1 // Apertar demais os parafusos
Os componentes normalmente descrever o valor do toque que os parafusos devem ser apertados. A unidade utilizada é o Nm, ou Newton-metro. Respeitar estes valores possibilitará que você solte e reaperte os parafusos várias vezes sem resultar em quebras ou inutilização do componente.
2 // Cabeamentos mais compridos que o ideal
Os conduítes, como o nome diz, conduz o cabo de aço que aciona os câmbios e freios da sua bicicleta. Para que os sistemas acionados por cabos funcionem corretamente, é necessário que esteja o mais esticado e estável possível. Deixar os conduítes mais compridos do que o necessário, aumentam as curvas que o cabo de aço fará dentro deles e também atrapalha a precisão final do mecanismo.
Mantenha o mínimo de curva possível mas não sacrifique uma pequena folga necessária para que o conduite não seja esticado e danificado se caso você tomar um tombo, o guidão virar e puxar os cabos.
3 // Não lubrificar e apertar demais os pedais
Para que tudo funciona corretamente, passe um pouquinho de graxa na rosca do eixo do pedal antes de instalá-lo no pedivela. E quando apertar, não aperte demasiadamente. Utilizando uma chave própria, que mede cerca de 30cm e o peso da sua própria mão, o torque suficiente gerado já será o suficiente para um aperto seguro.
4 // Não limpar correntamente a corrente, ou lubrificar demais
Mas, o posto disso, querer cuidar demais e errar na quantidade, também acontece.
A corrente é um componente que precisa de cuidados extremos, pois ela sofre demais, e com a nossa falta de cuida (e também excesso dele) pode danificar o componentes.
Na hora de limpar, certifique-se que foram removidas todas as partículas de areia, terra, e lubrificação velha ou suja. E quando for relubrificá-la, não coloque óleo mais do que o necessário. Lambecar a corrente de óleo pensando que assim ela funcionará melhor é o erro mais comum. Isso resultará em um atrativo para grudar mais grãos de areia, poeira e etc.
O correto é pingar uma gotinha em cada elo da corrente caso seja um lubrificante a base de cera, por exemplo.
5 // Não fazer manutenção dos pneus
Mas, por causa disso tudo os pneus são indestrutíveis? Não.
Sempre verifique a pressão dos pneus, pois eles possuem a pressão mínimo e máxima indicada pelo fabricante, e isso garantirá a maior durabilidade dos pneus em situações normais de uso.
E sempre que você tiver o azar e ter o pneu firado em alguma pedalada, depois de remendar a câmara de ar e remontar a roda, verifique se não há nada perfurando ou que rasgou o pneu. Muitas vezes, há como resolver o problema e você utilizá-lo por mais um tempo antes de trocar por um novo.