Bike Brasil 2018 // Nottable Metal Works e sua “rebootada” geral

Realmente parece que muita gente concordou com minha opinião sobre a Bike Brasil: fraca e desinteressante. Quem foi confirmou o que escrevi. Quem não foi, disse que comentaram com eles que realmente estava desanimador. Mas, por fim, bola pra frente e para a próxima.

Mas algo lá dentro fez valer meu domingo de visita à Bike Brasil: A Nottable Metal Works.

Muito diferente das outras marcas, empresas ou stands, vi algo muito diferente no espaço da Nottable. Demorou alguns segundos para compilar toda informação visual do momento e entender que a exposição não se tratava somente de novos produtos, mas sim, uma NOVA NOTTABLE METAL WORKS!

Stand da Nottable Metal Works na Bike Brasil 2018

// Uma Nottable completamente renovada

Foi como um reboot, uma reinicialização. Mestre Nelson Motta mandou uma bica no “sistema” e recomeçou tudo com inovações na concepção, usinagem, e principalmente no visual. Aliás, o novo visual dos produtos é o que fisgava pra dentro do stand quem passava pelo corredor.

Sr. Nelson me contou que a Nottable está com um novo gravador a laser e este é o motivo da renovação visual. Este novo gravador possibilita imprimir nas peças fabricadas praticamente qualquer design imaginável. E acertaram em cheio no novo grafismo das peças.

Dezenas de modelos de coroas receberam uma repaginada e o resultado ficou incrível! O funcionamento dos componentes sempre agradaram e rapidamente agregam novas tecnologias ou simples ajustes que elevam os componentes mais um degrau acima.

As coroas Nottable do sistema de engate rápido FSR (Fast Release System)

// Nottable e seus dois lançamentos

Coroas para bike road e um sistema de engate rápido (FRS) para troca de coroa em sistemas 1x. Estas fora as duas estrelas que brilhavam no stand da Nottable.

// As novas coroas Road

A belíssima coroa para bikes road é compatível com pedivela 4 e 5 braços e BCD 110mm.

As novas coroas para bikes road são incríveis e lindíssimas! Usinadas a partir de uma peça sólida de alumínio, Sr. Nelson trabalhou a questão estrutural e visual para que ambos detalhes fossem customizados ao máximo. O sistema de rampas de acesso da corrente e as posições das furações foram unidos para resultarem em um terceiro item: a rigidez.

As mesmas coroas são compatíveis com pedivelas com 4 e 5 braços com BCD 110mm.

Detalhes da estrutura e rampas de acesso da correte da nova coroa Nottable.

Um trabalho com muito esmero e ângulos perfeitos resultaram em uma peça que muitos pensarão que não são fabricadas no Brasil. E isso me orgulha muito, pois foram sim, pensadas e fabricadas no Brasil!

As coroas são lindas e a única dúvida na Bike Brasil era: qual cor é a mais bonita? Preta? Cinza escuro? Ou cinza claro? Bom… Posso levar um par de cada? 🙂

// O novo sistema Nottable FRS – Fast Realease System

Coroas e o núcleo do sistema de engate rápido FRS da Nottable.

O sitema de engate rápido dispensa muitas explicações. O Eric fez um video mostrando como a mágica acontece.

Se o video não carregar na sua tela, clique neste link.

Este sistema ainda não está totalmente finalizado. Sr. Nelson me explicou que começarão a testar as possíveis soluções para finalizar o travamento da coroa. Mas confirmou que em pouco tempo você já poderá encomendar o seu Nottable FRS.

A Nottable segue vários padrões Direct Mount existentes no mercado.

A ideia deste sistema é maximizar a enorme gama de padrões de pedivela e coroa que existe hoje no mercado. Em outras palavras: uma única coroa poderá ser instalada em qualquer pedivela, contando que já tenha o componente de conexão correto no lugar para receber a coroa.

Em destaque, o núcleo do sistema de engate rápido FRS da Nottable.

Por exemplo: você tem duas bikes, uma com pedivela SRAM e outra com Race Face. Você comprará um sistema de engate específico para cada um dos pedivelas, e poderá retirar a coroa de uma bike e instalar na outra em poucos segundos. Mundo perfeito, não? 🙂

// … a questão do “quase decepcionante”

A publicação anterior escrevi que a Bike Brasil foi decepcionante em quase tudo. A Nottable foi a razão para não ter sido totalmente decepcionante. Salvaram meu domingo! 😀

Foi muito bacana ter visto todas aquelas novidades ao vivo, ter um papo com o Sr. Nelson, vezes sobre questões técnicas, outras sobre assuntos aleatórios e um pouco de risada para descontrair também fez a diferença. Muito obrigado Sr. Nelson e Eric pela receptividade!

Torço para que toda essa evolução continue neste ritmo, e que sempre consigam causar essa sensação boa, este susto bacana, e esta “fisgada” pra dentro de novidades realmente relevantes para o nosso mercado brasileiro.

// Mais fotos:

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do Gravel.one.