Lançado em 2006, o SRAM DoubleTap sempre foi visto como um manete elegante, leve e muito eficiente.
Aconteceram alguns problemas quando o gatilho quebrava na mão do ciclista simplesmente quando se tentava acionar a alavanca. A SRAM descobriu uma falha de projeto e resolveu o problema. Quem teve o gatilho quebrado, teve a cobertura da garantia acionada e recebeu um novo produto.
E para manter o SRAM DoubleTap sempre em dia e funcionando como novo, manutenções periódicas devem ser executadas neles. Veja aqui o passo-a-passo de como você mesmo pode fazer uma rápida revisão nos manetes SRAM DoubleTap de sua bicicleta.
Primeiramente, a SRAM indica você sempre utilizar cabeamento original. Segundo a empresa, somente os componentes originais garantirão uma perfeita e suave troca de marchas pelo DoubleTap.
Você pode executar a manutenção sem desinstalar os manetes do guidão. Aqui, como ilustração, os manetes estão soltos.
Procedimentos para manetes que não estejam contaminados com poeira, areia ou outros elementos que possam atrabalhar a precisão do funcionamento do mecanismo de troca de marchas.
// PROCEDIMENTO
O procedimento abaixo deve ser efetuado caso os mecanismo de troca de marchas do SRAm DoubleTap estejam contaminados com poeira, areia ou outros elementos que atrapalhem o correto funcionamento do mecanismo.
1 : Remova a capa emborrachada do SRAM DoubleTap
2 : Remova a tampa do mecanismo de troca de marchas
ATENÇÃO: Não empurre a alavanca de troca mais do que 45º em relação à sua posição de descanso.
3 : Com uma solução desengraxante à base de água e uma escovinha, limpe e remova impurezas do mecanismo SRAM DoubleTap
4 : Lave o mecanismo SRAM DoubleTap com água corrente para remover o desengraxante e as impurezas. Depois, seque tudo usando um jato de ar
5 : Aplique graxa do tipo White Lithium no mecanismo SRAM DoubleTap
6 : Remonte a tampa do mecanismo de troca de marchas
Pronto! Seu SRAM DoubleTap agora deve funcionar como novo! 😉