Depois da patente que indica um novo tipo de sistema de freehub, estaria a Shimano agora planejando eliminar dentes das coroas para que o peso fosse baixado, além da diminuição dos ruídos? Novos desenhos e pedidos de patentes apareceram e tudo indica que será um caminho a seguir pela maior fabricante de componentes de bicicletas de todo o mundo.
Como diminuir ainda mais o peso de uma coroa que já é leve? Bom, vamos então retirar alguns dentes. Só que não pode ser qualquer dente. Mas pode-se eliminar os dentes mais finos, de uma sequência de dentes largos/finos/largos/finos…
A lenda…
Diz a lenda que, o Sr. Shimano já tinha patenteado em 1978 um sistema de roda dentada cujo padrão está agora sendo desenvolvido mais a fundo. Talvez pela falta de tecnologia da época ele não foi lançado? Pode ser, já que estamos falando em cerca de 40 anos no passado.
Eliminar dentes tráz uma óbvia redução de peso. Mas se sairão alguns dentes, os que permanecerem receberão uma carga maior quando utilizados. E é aí o pulo do gato, o material que deve ser usado nos dentes que ainda existirão. E a Shimano poderá usar aço e titânio, ou até fibra de carbono.
O desenho dos dentes, vendo-se pelo ângulo longitudinal, também possui características que serão muito importantes para o bom funcionamento do sistema. É fácil perceber que eles, pelo seu desenho, facilitarão o sair e entrar da corrente.
Além dessas, outras características parecem ser essenciais também: alguns dos dentes são diferentes para trabalharem como indexadores, ou pescadores de corrente.
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