Retrô Bike // A Tomac Carbide SL do Foca

0
467

Foca Bikes e uma oficina especializada em suspensões de bikes de alta perfomance e está localizada em Curitiba, PR.

Foca, o mecânico, também conhecido como Peterson Valle, contou brevemente a história deste espetacular fragmento da história do MTB Mundial.

Um cliente e amigo, chamado Rodrigo Huga, procurou o Foca para revisar os freios de sua Canyon Spectral e voltou outras vezes na oficina para outros serviços. Em uma destas voltas, trouxe um par de rodas Easton Haven 26″ para uma verificação. Apenas por curiosidade, Foca perguntou de qual bike eram aquelas rodas.

Seu amigo Rodrigo respondeu: São de uma Tomac que eu trouxe da Alemanha. Está abandonada na casa da minha mãe.

COMO É QUE É???? (Esse susto não foi do Foca, foi meu mesmo, Fabão).

Foca pediu para Rodrigo trazer a Tomac até a oficina para ele conhecer a bike, e quando o fez, foi amor a primeira vista. (Ahhh tá. Difícil seria o contrário, certo?)

De tanto falar na orelha do amigo, Foca conseguiu comprar a Tomac e deu uma incrível “levantada” na bike. Detalhe: Então a Scott Scale 35 do Foca foi deixada de lado para dar lugar à nova paixão.

// Mas, Tomac? Que marca é essa?

Tomac, é uma marca de bicicletas criada por John Tomac, um ex multi-campeão de Mountain Bike já aposentado. Iniciado no BMX em 1975, John Tomac deixou um pouco a vida na fazenda da família para se dedicar Às bikes. Em 1984, com 16 anos, venceu o campeonato nacional pela equipe Mongoose. No ano seguinte já estava correndo como profissional dedicando 100% do seu tempo às bikes aro 20″.

Em 1986, mudou-se para Califórnia e migrou para o MTB. Foi então que dezenas de vitórias entraram para o curriculum de John. Ele também competiu em provas de estrada, teve sua própria equipe e lançou sua marca de bicicletas, a Tomac Bikes.

// A Tomac Carbide SL

Bom, sem mais nada a escrever, deliciem-se.

Todos os créditos das fotos para @zandoruffa