HTech Svelter // A Rolls Royce das bikes de estrada. Será?

0
243

Segundo Darren Baum, da HTech Bicycles, a nova Svelter é a Rolls Royce das bicicletas de estrada. Bem, logicamente ele precisa “vender o peixe” que produz. Mas será exagero?

A Svelter foi toda projetada em softwares CAD, e está dentro das regulamentações da UCI. Vários tipos de testes foram feitos durante um bom tempo antes do início da construção do primeiro quadro. Tudo foi testado: tipo da madeira, da cola epóxi, a qualidade da fibra de carbono que seria usada para reforçar estruturalmente o quadro, entre outros detalhes.

Escolhida os matérias-primas, o passo seguinte foi construir digitalmente o quadro e estudá-lo utilizando softwares de Elementos Finitos, que simulam condições de stress, torções, fádigas e etc.

Ao todo foram gastos 340 horas de trabalho, sendo 60 horas só de usinagem CNC nas 30 peças em madeira que resultam no quadro completo. Os 9 reforços em fibra de carbono são todos produzidos na própria HTech para total controle da qualidade.

A madeira escolhida com critério absoluto pela HTech foi a Jarrah, ou Eucalyptus Marginata. Este tipo de madeira é endêmica no sudoeste da Austrália Ocidental.

// Peso: uma característica que desagrada?

Infelizmente, apesar de inúmeras características positivas de seu pedalar em um quadro fabricado com madeira nobre, há uma característica que assustará os ciclistas mais “moderninhos”: o peso. O quadro da Svelter pesa 2.580g. MASSSS, atente-se ao peso da bike completa, incluindo pedais: 9Kg. Comparando com Specialized Venge, Trek Madone ou Cannondale SystemSix, a Svelter está 1Kg acima.

O preço do frameset da Svelter, incluindo quadro, garfo em carbono, canote, mesa, gudão e caixa de direção: U$5.600,00

Link do fabricante: htechbikes.com/svelter

// Fotos da Htech Svelter