Fox trabalha em câmbio e cubo inteligentes e eletrônicos

0
667

Apesar dos rastros da patente ser da Race Face, é a Fox que está desenvolvendo este interessante sistema inteligente e eletrônico.

A Race Face foi comprada pela Fox em 2014 e por consequência, absorveu as tecnologias que a Race Face estava pensando e rabiscando.

// Sistema inteligente?

Sim. Inteligente. E incrivelmente interessante.

O câmbio possui um sistema de embreagem para estabilização da corrente, mas trabalha de forma eletrônica. Existe um atuador que “liga e desliga” a mola do cage, em forma de acoplamento. E o cubo por si, possui sensores que monitoram parâmetros como:

  • A roda está recebendo pancada?
  • A roda está neste momento indo para cima ou para baixo? (suspensão)
  • O maláco em cima da bike está pedalando neste momento?
  • Qual a velocidade de rotação da roda neste segundo?
  • Está havendo aceleração ou desaceleração?

Baseado nestes e outros dados, variáveis são atualizadas em milésimos de segundo e o câmbio aciona ou desabilita o estabilizador de corrente.

O queeeeeeeeeeeeee?????????????

Legal, não? 🙂

// Mas não é novidade alguma

Há tempos grandes marcas tentam desenvolver geometrias e sistemas em suas bikes full suspension para minimizar o efeito maléfico entre uma suspensão traseira trabalhando, o estabilizar “prendendo” a corrente, e o piloto precisando de tração instantânea.

Outra razão para investimento neste sistema é reter definitivamente a corrente em seu lugar. Não é raro acontecer “rebotes” no câmbio em momentos da compressão da suspensão traseira, e uma onda é gerada na corrente que faz ela pular para fora da coroa.

Então, este sistema inteligente e eletrônico analisa inúmeras varáveis para decidir se o câmbio pode liberar a corrente, ou não.

// E sobre a energia?

Imagine uma bateria e fios alimentando cubo e câmbio. Mais fios? A Fox pensou em eliminar isso também. Os componentes se comunicarão por protocolos Wireless, e a energia para o sistema do cubo, por exemplo, seria algo como um pequeno dínamo ou alternador instalado dentro do cubo e ao lado dos sensores. Simples! No desenho acima, é a pecinha 1010.

Quer ver? Clique: worldwide.espacenet.com