A Shimano publicou uma matéria dizendo que conquistou todas as camisas no Tour de France 2017. E logicamente isso é um feito sensacional! Que tal ter a camisa amarela, verde, branca e branca com bolinhas vermelhas sob a mesma marca de componentes?
No mínimo, é um prato cheio para qualquer “marketeiro” recém formado mostrar serviço pro chefe.
Mas, indo ao que interessa. O que a estatística falaria sobre isso? Vamos levar em consideração que todos os ciclistas estão no mesmo nível “performático” e que todas as equipes possuem o mesmo nível financeiro. O que sobra? Bem, analise por si só:
Número de equipes no Tour de France 2017: 22
Destas 22 equipes:
- 17 delas utilizam componentes Shimano
- 3 delas utilizam Campagnolo
- 2 delas utilizam SRAM
Sendo assim, estatísticamente falando baseando-se em cálculos simples, que números teremos sobre a possibilidade de cada fabricante de componentes ficar com as camisas?
Shimano
Teve 77,27% de chance de ter conseguido cada uma das camisas do Tour de France.
Campagnolo
Teve 13,64% de chance de ter cada uma das camisas.
SRAM
Teve apenas 9,09% de chance de ficar com cada uma das camisas.
Resumindo… Quer dizer ao mundo que dominou um evento esportivo? Patrocine quase todas as equipes participantes.
Em tempo: Nada contra Shimano, eu uso e gosto. Aliás, gosto de todas as marcas. Para variar, foi só para cutucar. 😉