Conheça a nova Pinarello Bolide em metal que estará nas Olimpíadas de Paris 2024

0
444
Pinarello Bolide Olimpíadas Paris 2024

A nova Pinarello bolide que estará nas Olimpíadas de Paris 2024 foi apresentada e instiga os ciclistas mais tradicionais: a modelo que será usada pela equipe masculina não é em fibra de carbono, e sim, em metal.

A liga scandium usada se chama Scalmalloy (Bolide F HR 3D), e o quadro foi impresso em 3D. Já a equipe feminina utilizará uma versão em fibra de carbono.

Segundo a fabricante, e seu fundador, a investigação sobre o novo material começou já alguns anos, e o foco foi buscar máximo de rigidez.

Isso se deve ao fato de que quando mais o quadro torcer, mais energia do ciclista é absorvida neste momento mecânico e menos energia é direcionada à tracionar a bicicleta para frente. Em provas de pista, a aceleração precisa ser a máxima possível e as forças que o ciclista emprega na estrutura da bicicleta são enormes.

A máxima perfomance é perseguida em mínimos detalhes. Vários modelos de pneus foram testados para escolher um modelo que entregue fatores de rolagem e que trabalhe em harmonia com todos os ângulos do quadro. Pode parecer besteira, mas uma simples junção entre o meu e o aro, por exemplo, pode gerar um pequeno fator de arrasco que no final da prova corresponderá a 0,1 segundo que faz o atleta perder o pódio.

A tecnologia utilizada no desenvolvimento de bicicletas de alta perfomance chegam a ser comparadas com tecnologias aeronáuticas. Muitos estudos, testes e recursos são investidos. Claramente, o marketing também é forte e agressivo, mas este é apenas mais uma variável indispensável na indústria da bicicleta, a qual movimenta bilhões de dólares todos os anos.

Preço do quadro? 28.750,00 Euros. Em torno de R$155.000,00. Vai querer quantos? 😉