Coca-Cola é realmente eficaz para os ciclistas?

0
2168
ciclismo-coca-cola

O poder restaurador da Coca-Cola é um assunto que sempre envolvem conversas sobre ciclismo. Quando você está sentindo suas forças quase esgotadas, uma lata gelada de Coca-Cola é sempre uma salvação.

Mas, por qual motivo ela é essa salvação?

A Coca-Cola é carregada com xarope de milho rico em frutose, o que é uma coisa bastante desagradável. Este elemento apodrece os dentes e eleva o índice de açúcar no sangue. Esse açucar no sangue pode ser considerado uma salvação. Mas os problemas não terminam aqui.

Então basta você deve beber Diet Coke, certo?

Também não resolveria. Diet Coke está cheia de adoçantes artificiais, que foram culpados por causar câncer em animais de laboratório.

“Diet Coke não serve nenhum propósito positivo para otimizar o desempenho atlético”, diz Chrissy Barth, um nutricionista esportivo de Scottsdale, Arizona. “Tem zero carboidratos, o que significa zero energia.” Sim, diz Barth, Diet Coke tem um pouco de cafeína, mas provavelmente não é suficiente para entregar alguma melhora de desempenho ao atleta.

Mas não pense que basta “beber” um pouco de açucar e está tudo resolvido.

Barth diz: “Tenha em mente que a quantidade máxima de carboidratos que nossos corpos podem absorver é cerca de 1 grama por quilo de peso corporal”, explica o especialista.

“Assim, um ciclista de 77Kg, absorverá no máximo 77 gramas de carboidratos por hora.” Em outras palavras, se você beber 355ml de Coca-Cola em poucos minutos, você acabou de ingerir 39 gramas de carboidratos. E isso pode desencadear uma complicações gástricas.

Entenda:

A alta concentração de açúcar no Coca-Cola atrasa o esvaziamento gástrico e reduz o efeito de hidratação. Má notícia para um ciclista, pois a hidratação é simplesmente importantíssima em nosso esporte (e como em qualquer outro).

Então, o que fazer?

O melhor é deixar a Coca-Cola de lado. Bebidas eletrolíticas são sempre a melhor escolha. E devemos beber somente elas. Alternar entre as bebidas energéticas e eletrolícas e água pura, sempre será o melhor a se fazer. E essa refra ainda ganha mais força em dias de muito calor.