TESTE BikeUP! // Rotores de freio em fibra de carbono

rotor-disco-freio-hidraulico-fibra-de-carbono

Uma breve histórinha sobre dois engenheiros

Aaron Stephens e Josh Gore são dois engenheiros mecânicos, designers de novos produtos e também amantes do bom e velho Mountain Bike.

Aaron Stephens, durante um “rolê”, vivenciou seus freios hidráulicos falharem por sobreaquecerem. Ele pensou que gastou muito dinheiro por um freio que não funcione bem, e logo as primeiras idéias começaram a aparecer.

“Você pensaria que, com a quantidade de dinheiro envolvida em componentes para bicicleta, a maioria desses produtos seria bastante sólida, mas não são”, disse Stephens.

Stephens e Gore não são os primeiros a tentarem desenvolver rotores em fibra de carbono para freios a disco. Estas tais tentativas já existem desde o lançamento do freio hidráulico para bicicletas.

Basicamente o desenvolvimento destes rotores em carbono é formado por três fatores cruciais: Espessura do rotor, atrito consistente e dissipação do calor gerado nas frenagens.

Repare que na foto desta publicação, os rotores que recebi não possuem furos ou frestas para dissipação do calor. Isso se deve à própria fibra de carbono que dissipa o calor muito melhor que metal.

O meu experimento

Este par de rotores ganhei de presente de um amigo para utilizar na remontagem da bike 27.5″. Estarei experimentando-os com 2 tipos básicos de pastilhas: resina e metálica.

Em uma descida, eu gosto de acionar os freios no ultimo momento antes de uma curva ou de um obstáculo e fritá-lo neste momento. Não gosto de ficar “ciscando” o manete de freio durante a descida.

Então acredito que desta forma, se for acontecer algum problema com o rotor, será de uma vez só! Em vez de ir falhando aos poucos, vai explodir de uma vez!

Mas assim é mais divertido! A regra é clara: é para experimentar, então vamos moer! 😀

Depois que eu conseguir explodir os dois, escreverei uma matéria falando sobre tudo.

// RESULTADO – Editado em 23/12/2016

Este teste foi cancelado devido à falta de segurança que este produto ofereceu. Na primeira descida que precisei utilizar o freio, ele começou a despedaçar.

Em outras palavras, esqueçam que existem rotores de freios em fibra de carbono.

Deixe seu comentário!

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do BikeBlog.