Teste BikeUP! // Pedais Zeray ZP102S

pedal-zeray_

Quando fui convidado pela WIP Importações para realizar um teste do grupo microSHIFT XCD 2×10, cerca de 1 ano atrás, também ganhei um par de pedais clip da marca Zeray, modelo ZP102S.

Lembro que durante a reunião na empresa, perguntei ao Sr. Odilo (dono da empresa): vou usar sem muito dó e ser for bom eu vou dizer o quanto é, mas se for ruim eu também vou comentar, tudo bem?

Ele sorriu e respondeu: Você pode fazer o que você quiser, não ligo. Eu sei que você vai gostar tanto do kit XCD quanto dos pedais.

Os pedais Zeray ZP102S me deram um impressão ruim na primeira vez que utilizei, pois quando eu desclipava a sapatilha do pedal, sentia que o pé ainda fica um pouco preso. Mas depois percebi que foi por causa do alinhamento dos taquinhos da sapatilha, eles não estavam bem centralizados entre os cravos da sola. Foi só alinhar certinho e ficou perfeito, fica a dica.

Peso

Os Zeray ZP102S são bastante leves, mesmo! Pesam só 269 gramas o par, e comparando com seu concorrento direto, o Shimano M520 ele é 108 gramas mais leve!
É também mais leve que os Crank Brothers Egg Beater 1, 2 e 3, que estão entre 280 e 290 gramas o par, sempre pesando sem os taquinhos.

pedal-zeray-pesoQuando os pedais Zeray apareceram no mercado, houve casos isolados em que o arco de engate quebravam. Mas, foram pouquíssimas unidades e o problema foi solucionado rapidamente pela fábrica e as quebras nunca mais ocorreram.

Estes pedais, modelo ZP102S, são fabricados pela Feimin. Você encontrará o mesmo pedal com a marca Feimin em vez de Zeray. Explico: a Feimin criou uma divisão em sua fábrica e a denominou como Zeray. Essa nova divisão ficou responsável pelos produtos mais high-end, ou “tops” como os bikers costumam falar. Então, se você encontrar este mesmo pedal com a marca Feimin, com certeza poderá ser de um estoque ou modelo antigo, de antes desta atualização estrutural que a fábrica fez no produto.

Engate

Outra coisa que estranhei, mas que depois achei melhor que os Shimano, é que ele tem uma flutuação um pouquinho maior. Ou seja, você pode girar um pouco os pés quando “clipados” aos pedais sem que ele desengate. Essa flutuação (ou folga) é importante para os joelhos naqueles momentos em que entramos em uma curva rápida e abrimos o joelho para melhorar o centro de gravidade do conjunto bike+piloto.

Então, vejo essa característica como uma segurança a mais no sistema de engate dos Zeray ZP102S.

Taquinhos

É informado que os pedais Zeray ZP102S são compatíveis com o sistema SPD da Shimano. Até são, 95% eu diria. Olhando o desenho dos taquinhos, os ângulos de engates e cortes, percebe-se algumas mínimas diferenças, mas que é possível sim, sentir quando se engata e usa.

Funcionar, funciona. Mas não tão bom quanto com os taquinhos originais Zeray. Com os taquinhos Shimano você percebe a perda das boas características do funcionamento dos componentes originais do pedal Zeray.

Eixo e Rolamentos

Durante esses 12 meses que tenho usado os pedais Zeray nas minhas bicicletas, em momento algum precisei fazer qualquer manutenção. Decidi que nem limpar com carinho eu faria. Apenas água e depois uma espirradinha de desingripante na articulações e molas.

Então, para escrever esta matérias, desmontei para ver como estariam por dentro. Vejam:

pedal-zeray__O pedais Zeray ZP102S possuem rolamentos no lado externo e buchas de teflon no lado interno.

pedal-zeray___Eles nunca apresentaram folga, nunca precisei mexer em nada. Foi sempre clipar e pedalar, só. Em resumo, quando precisarem de manutenção, ela é facílima. Uma chave Allen 5 e uma 6mm, depois um pito sextavado 8mm.

pedal-zeray____Você desmonta em alguns segundos, limpa o eixo e por dentro do corpo do pedal, aplica uma boa graxa, monta-o novamente e…. Pronto!
O serviço todo não deve durar mais que 3 ou 4 minutos.

Preço

O preço dos Zeray ZP102S giram em torno de 228,00.
Como comparação, os pedais Shimano M520 são vendidos por cerca de R$223,00 e os Crank Brothers EggBeater 2 perto dos 470,00.
Para estes valores eu adicionei a mesma margem de lucro em cima do preço de tabela lojista. Vocês encontrarão variações por região e/ou revendedor.

Os Zeray ZP102S realmente possuem um custo-benefício excelente quando comparado com produtos de marcas concorrente.

Considerações

Volto a bater na tecla de sempre: as pessoas deixam de ter bons componentes em suas bicicletas pelo simples fato de terem medo de sair de perto dos componentes “carne de pescoço”. Sempre os mesmos, seja por causa do marketing, seja por causa do lojista que precisa vender o que estão no estoque. Se o lojista conhecesse o produto pelo que ele é capaz de oferecer e apresentar boas opções aos clientes, ele também venderia mais, pois teria mais opções que agradariam independentemente do gosto do cliente. Masss….

A cada publicação de um ítem um pouco incomum, aparecem centenas de emails e mensagens inbox de pessoas que disseram que compraram com receio e etc, depois, se surpreenderam com a qualidade, durabilidade e eficiência. Isso acontece até hoje com o kit microSHIFT XCD. Quem experimenta comenta que adorou e que devia ter comprado antes.

Enfim, gostei bastante do pedal Zeray ZP102S, e vou continuar a usar o meu nas próximas bikes que montarei. Daqui um tempo volto a comentar sobre ele, se precisei fazer alguma manutenção e quando foi. Enquanto isso, mais paulada nele, sem dó.

Gostou do BikeBlog? Então compartilhe a matéria para seus amigos lerem também!

Obrigado por estarem comigo!

Fabio S.

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do Gravel.one.