Teste BikeUp! // Coroas indexadas da Nottable Metal Works

coroa-indexada-nottable

Antes do lançamento oficial, recebi da turma da Nottable Metal Works, um kit das novas coroas indexadas que a empresa do mestre Nelson Motta (lembram da marca JNA?) e de seu fiel escudeiro Eric Fernandes, desenvolveu.

coroa-indexada-nottableDois anos em desenvolvimento

Na sede da Nottable o Eric me contou que estas novas coras ficaram quase 2 anos sendo desenvolvidas pelo Nelson. A cada detalhe pensado, desenhado e usinado, a coroa iria para alguma bicicleta e os problemas eram percebidos e o desenho modificado e melhorado.

Penso que valeu muito a pena esta paciência por parte deles, pois o resultado final, o produto acabado, ficou ótimo!

Funcionamento

As trocas entre as coroas são extremamente rápidas, e confesso que ate tomei um susto quando girei o pedivela e apertei o botão do trocador de marchas pela primeira vez, ainda com a bike pendurada no rack. A troca não produz ruídos e nenhum “tréc-tréc-tréc” durante a subida da corrente.

Este kit que recebi é 36×22 dente, há também a opção 38×24 dentes, e ambos kits são compatíveis com 9 e 10 velocidades. O lançamento do modelo 11v acontecerá nas próximas semanas.

coroa-indexada-nottable

Em momento algum em minhas pedaladas houve qualquer problema com as trocas entre as coroas. Sempre silenciosas e sem qualquer atraso.

Costumo testar os produtos pedalando como um iniciante, sem muito controle sobre os botões dos trocadores de marchas. Forcei as coroas pra valer! Em subidas, manti a pedalada e sem aliviar a força nos pedais alternei as coroas em várias situações, e em todas elas as trocas foram perfeitas.

coroa-indexada-nottable

Reparem como o sistema de indexação desenvolvido pela Nottable é minucioso. Além do rebite em aço (também conhecido como pescador), há diversos encaixes sequenciados que capturam a corrente da coroa menor e desloca-a para os dentes da coroa maior.

coroa-indexada-nottable

Já na coroa menor, há dentes que foram rebaixados para que a corrente seja liberada sem nenhum impedimento quando a indexação da coroa maior capturar a corrente e a levar para cima. Estes detalhes fazem uma grande diferença no funcionamento do sistema.

Video

Montei um video que mostra como é rápida e precisa as trocas entre as coroas. Reparem que imediatamente a corrente já está engatada e pronta para receber a tração da pedalada.

Minhas impressões

Em poucas palavras eu posso declarar que gostei muito destas coroas. O “Nelsão” e o Eric realmente estão realizando um trabalho muito bacana e desenvolvendo produtos com ótimos desempenhos.

Você encontrará as coroas indexadas da Nottable nas lojas ao preço de R$255,00. Há duas opções de montagem: 36×22 dentes (a que estou usando) e também 38×24 dentes.

O valor é muito interessante para um par de coroas em alumínio, e quando penso em como as coroas funcionam bem, concluo que o custo X benefício é realmente fantástico!

Outros produtos

A Nottable também lancará em breve coroas indexadas 11v para pedivelas Shimano MTB ou outras marcas que utilizam BCD 96mm em 4 furos não-simétricos. Tenho certeza que também será uma opção muito bacana para este padrão de pedivela.

A previsão, segundo Eric Fernandes, é para daqui a 60 dias.

Mais fotos das coroas indexadas Nottable

coroa-indexada-nottablecoroa-indexada-nottablecoroa-indexada-nottable

coroa-indexada-nottable

Deixe seu comentário!

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do BikeBlog.