Taipei Cycle Show 2017 // Coloquei as mãos no câmbio da BOX Components

0
41

Estive em Taiwan semana passada visitando a Taipei Cycle Show 2017. A feira é a maior da Ásia no segmento de bicicletas montadas e também componentes. Na verdade componentes para bicicleta corresponde cerca de 90% de toda a feira.

Um dos stands que gostaria de visitar era da BOX Components. Queria muito sentir “na mão” o funcionamento do sistema de câmbio traseiro e trocador de marchas. A peculiaridade do sistema está no trocador, que para descer as marchas você precisa empurrar a alavanca com o dedo, mas não da forma normal que conhecemos, e sim, no sentido da própria alavanca.

Veja o vídeo, minhas impressões estão abaixo:

O câmbio traseiro

O câmbio traseiro é bonito e elegante, porém, percebe-se que a construção dele não oferece nenhuma super tecnologia. Utiliza polias de 11 dentes como os câmbio da Shimano, e a polia superior não é tão deslocada para trás como nos câmbios SRAM.

Brinquei bastante antes e depois de gravar o video, e tentei sentir o máximo possível do funcionamento do kit BOX. Olhando os ângulos de trabalho do câmbio da BOX, tenho a impressão que ele articula um pouco forçado. Sabe aquela história de usar câmbio de 10 velocidades de cassete 11-36 para lançar corrente em um cog 42? Então…

Mas, no geral ele trabalha bem, pelo menos no simulador trabalhava.

O trocador de marchas

Já o trocador de marchas me decepcionou bastante. Na guerra das patentes, eles devem ter pensando em algo que nunca ninguém se interessou em registrar ou patentear. Mas, pode ser a opção que tinham para o trocador, já que outros mecanismos de trocas já são patenteados há anos.

Para subir marcha, basta empurrar com o dedo polegar, como qualquer outro trocador. Mas para descer…….. Que sistema ruim!

Empurrar a alavanca no sentido que ela se encontra é um péssimo movimento que temos que fazer com o dedão. Fiquei imaginando executar esse movimento enquanto desço um morro com a bike. Deve ser muito ruim!

Não é um movimento confortável de se fazer com o polegar, e tenho a impressão que pressionar a alavanca muitas e muitas vezes durante um dia de pedalada, me daria vontade de me livrar deste sistema em alguns dias de uso.

Masssssssssss, como tudo nesta vida, alguém deve gostar do sistema da BOX Components. Eu, pelo menos, não achei legal e não teria um sistema desse em minha bike.