Rotor UNO // Veja o funcionamento da parte mecânica acionada hidraulicamente

0
1511
rotor-uno-mecanismo

O BikeUP tem como assunto principal a mecânica das bicicletas. Notícias vocês podem ver em qualquer outro site, tem de monte por aí, com todos os conteúdos, uns mais bobinhos, outros ensinam gambiarras, outros desde a hora que o cara acorda até a hora que vai dormir.. Enfim, tem para todos os gostos.

Mas eu fico empolgado mesmo é quando posso montar matérias como esta, que mostra o funcionamento mecânico de algum sistema. E é isso que eu sempre busco: as entranhas dos mecanismos para que vocês possam conhecer mais e mais deste fantástico mundo da mecânica ciclística.

// O sistema Rotor UNO

Para quem não sabe ainda, o sistema UNO é acionado hidraulicamente, assim como os freios a disco da sua bike. O mais interessante deste sistema, é que ele funciona de forma invertida. Explico…

Em qualquer bicicleta, fora os grupos eletrônicos, o sistema de marchas é acionado por alavancas que são conectas ao sistema de indexação, que fica dentro dos trocadores de marchas das MTB, ou dos manetes Dual Control das bikes road (ou speed, se preferirem).

Já no sistema Rotor UNO, este mecanismo de indexação está no câmbio dianteiro e no traseiro! Os caras da Rotor enviaram os mecanismos para os câmbios! Os manetes apenas enviam pressão na linha hidráulica para acionar cada um destes mecanismos.

// Mas por quê precisou ser hidráulico e não com cabo de aço?

Simples: porque em sistema de cabos de aço o funcionamento é puxando. E no sistema hidráulico o sistema é empurrando. HÁ! 😀

Veja o video e entenda tudo.
Atenção para o protótipo de estudo do mecanismo em tamanho gigante!

// Video Extra!

Já neste video, veja como é feito os testes de resistência e funcionamento dos últimos protótipos antes de serem lançados.