Phil Wood e sua relação de marchas 1×13 velocidades

cassete 13v

Relação de marchas de 1×13 velocidades não é algo novo, na verdade. O fabricante de componentes Phil Wood já brinca com estas montagens desde 2014.

Está certo que é discutível se a montagem realmente vale o investimento, mas também não podemos deixar de pensar que pode ser apenas uma manobra de marketing, mesmo que o sistema funcione perfeitamente.

Como foi montado?

Phil pegou um cassete Shimano 11-40 de 11v e adicionou mais dois cog da OneUp, um de 45 e outro de 50 dentes. Também trocou os cages originais do câmbio XTR por a versão modificada, também da OneUp.

cassete 13v

Para fazer o câmbio XTR 11v alcançar 13 marchas, Phil desenvolveu e instalou um adaptador que modifica o alcance total do câmbio traseiro.

E o trocador de marchas?

Logicamente o trocador de marchas seria (e ainda é) um problema. Não existe nenhum tipo de 13v (por enquanto), então Phil utiliza uma alavanca simples não indexada, que trabalha apenas por fricção.

cassete 13v

Esse imenso cassete pediu um cubo com 150mm de largura e um freehub especial, mais longo. Em cubos com OLD menor e freehub padrão, esta montagem seria impossível.

E… Vale?

Se vale a pena tanta modificação, tanto na prática como financeiramente, eu não sei e é opinião de cada um. Mas que podemos dizer que existe uma relação 1×13 funcionando, não se pode negar.

fotos bike radar

Deixe seu comentário!

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do BikeBlog.