O mais resistente: aço, fibra de carbono, titânio ou alumínio?

resistencia de mateiais aço fibra de carbono titanio aluminio

Conheci o Vinicius Villas Boas na Shimano Fest de 2017, só depois fui saber mais sobre a Dinâmica Bicicletas e descobri que ele fabrica bikes muito bacanas.

Vinicius é engenheiro mecânico e tem conhecimento de sobra na arte dos metais, geometria e construção de quadros de bicicletas.

No site da Dinâmica, ele publicou excelente artigo técnico, mas explicado de forma muito clara e fácil de entender, COMO FUNCIONA A RIGIDEZ DE UMA BICICLETA. (clique)

A Guará, é uma bike da Dinâmica que é fabricada em aço manganês, e os tubos são cortados a laser. É uma Gravel Bike lindíssima!

Em um rápido resumo, ele explica porque um tubo de alumínio pode ser mais ou menos rígido. Detalhes como espessura da parede e o diâmetro externo do tubo conta muito no resultado final.

É um assunto muito interessante e que vale a pena os 10 minutos de leitura. Tenho certeza que você passará a olhar as bikes em aço de outra forma. As de carbono também.

Agora fico aguardando a oportunidade de pedalar a Guará por alguns dias, para publicar um review na GRAVEL.one. Bóra, Vinicius?

Boas leituras e novos conhecimentos. 😉

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do Gravel.one.