FSA KFX // Novos pedivelas em alumínio com braços ocos usinados em CNC

A tecnologia de pedivelas com braços ocos não é novidade. Muitas são as formas de se chegar a esse resultado. A Shimano, por exemplo, cola duas metades em alumínio conformadas para criar os braços Hollowtech. A SRAM, utiliza moldes para produzir braços ocos em fibra de carbono com núcleos em alumínio para as roscas dos pedais e também na junção com o eixo. Já a Samox, fabricante Taiwanesa que produz por encomenda alguns modelos de pedivelas tanto para a Shimano quanto para a SRAM, possui uma tecnologia de injeção de líquido para “prensar” o alumínio em estado líquido contra uma forma. Depois este líquido é drenado e o processo do braço oco está finalizado.

Já com essa linha KFX, a FSA uniu dois processos para conseguir criar um pedivela com braços ocos que seja rígido e resistênte como os braço em fibra de carbono. Mas a linha de carbono não será extinta. A linha KFX é apenas uma nova opção que estará disponível em breve.

// O processo passo a passo

Primeiramente, assim como nos braços de pedivelas mais simples, sólidos, um tarugo de alumínio é forjado para que o materia se torne mais resistente e já fique em um formato bem próximo do ideal para ser usinado. Cria-se então cada metade do braço do pedivela em um estado bruto.

Depois, cada uma dessas metades são usinadas em equipamentos CNC, os quais vão esculpindo o metal e criando detalhes que depois servirão como encaixes macho-fêmea para unir os dois lados.

Os dois lados então são colados com um adesivo especial, criando uma peça única, leve e resistente como fibra de carbono, segundo a FSA.

Nas fotos abaixo você pode conferir as etapas do processo:

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here