Como iniciar sua própria marca de bicicletas? Siga esse passo-a-passo!

0
13
comecar-marca-de-bicicleta

Tenho certeza que todo mundo que ama o mundo das bicicletas, um dia já sonhou em ter sua própria marca de componentes ou mesmo de bikes completas.

Na minha viagem a Taipei Cycle Show, que acontece anualmente em Taiwan, pude presenciar e aprender muito sobre todo o processo, desde a criação de uma marca até o momento da venda do produto depois de ter chego ao Brasil.

Em poucas palavras eu resumiria assim: é um trabalho muito, mas muito árduo, complicado, burocrático, demorado e também caro. Muito caro! Para iniciar seriamente no ramo, pense em algo como 80 e 120 mil dólares em investimento. Isso, para começar! As maiores importadoras de componentes de bikes do Brasil, negociam diariamente ou semanalmente encomendas de 1, 3, 5, 10 milhões de reais. Muitas vezes mais que isso.

Mas vocês imaginam como é o processo num todo? Vou resumir aqui para vocês terem uma boa ideia.

// 5 passos para ter sua própria marca de bicicletas

1 // Viaje até o outro lado do mundo, à Ásia, para conhecer e fazer o primeiro contato com seus fornecedores. Você já poderá juntar detalhes sobre modelos, preços, quantidade mínima (MOQ), cores e todos os demais custos de cada componente.

2 // Converse com todos os representantes das fábricas, tire deles o máximo de informações que você conseguir. Anote tudo, pois depois você terá que filtrar e recompilar muita coisa para reorganizar suas ideias inicias. Na grande maioria das vezes você também terá que visitar as fábricas e inspecionar a estrutura e como trabalham.

3 // Prepare sua lista de pedidos baseado nas regras dos fornecedores quanto à quantidade mínima (MOQ) de acordo com cada componente. Faça o pagamento e espere até 120 dias para tudo chegar. Além disso, ha também um mar de trâmites burocráticos, muitas taxas e muitos impostos que você terá que pagar. Lembre-se, você começará a vender os produtos que pagou há 4 meses!

4 // Com os produtos em mãos, já no Brasil, não pense que é agora que começará o seu trabalho mais pesado. Ele já começou lá atrás, quando a primeira pontinha do seu sonho de ter sua própria marca de componentes de bikes surgiu.

5 // Você tem trabalhado bastante e quase todo seu estoque inicial se esgotou. Volte ao item #1 e comece tudo novamente.

Para ilustrar tudo,o pessoal da Pink Bike produziu um video comentando todo esse processo. Ative a legenda caso não entenda inglês.

// Video