Bebidas energéticas // Faça você mesmo e economize um dinheirinho

bebida-energetica-caseira

As bebidas esportivas (energéticas) são uma maneira eficaz de manter-se hidratado e alimentado durante uma pedalada, treino ou prova. Mas elas também custam dinheiro.

Então, para economizar uma graninha, o nutricionista esportivo Dr. Kevin Currell explica como fazer sua própria bebida energética caseira.

O que acontece durante o exercício?

Durante o exercício prolongado, a fadiga ou a falta de capacidade de manter uma certa intensidade ocorre quando o nível de glicose no sangue (ou açúcar no sangue) cai.

Nos estudos, quase todos os indivíduos que se cansaram mostraram uma diminuição do açúcar no sangue. Quando ingeriram uma bebida esportiva, a queda de açúcar no sangue diminuiu mais lentamente, e portanto, adiou a fadiga.

Mas porque o açúcar no sangue é tão importante?

O açúcar é o principal combustível para o cérebro, e o corpo protege o cérebro a todo custo. Por isso, a falta dela faz com que você desacelere ou sinta que não pode mais progredir.

Em condições mais quentes, perdas de mais de 2% do peso corporal em fluido pode enfraquecer o despencar o desempenho, por isso você deve se certificar que está se hidratando corretamente. Quando você se exercita sem ingestão de líquidos a sua temperatura corporal vai subir e você vai se cansar.

Quando você toma líquido, a temperatura do seu corpo ainda vai subir, mas não tão rápido quando você não bebe líquido. Então, você vai atrasar o ponto em que você fadiga. Simples!

Então, as bebidas esportivas retardam a fadiga e melhoram o desempenho, impedindo uma queda de açúcar no sangue, minimizando os efeitos da desidratação. Por fim, quais são os ingredientes que fazem isso? Simplesmente açúcar, sal e água.

O que o açucar previne?

O açúcar ingerido previne a diminuição do desempenho causada pela falta dele no sangue, o líquido ajuda a evitar a desidratação, e o sal ajuda a absorver e reter o líquido. Fazendo suas próprias bebidas esportivas você vai economizar uma graninha e há duas principais maneiras de fazer isso.

Se você quer fazer 1 litro de bebida esportiva, deverá utilizar entre 60 e 80g de açúcar, adicionando também meia colher de chá de sal. É quase um soro caseiro.

Se você adicionar menos de 60g de açúcar pode não ser o suficiente para impedir a queda da glicose no sangue. Adicionando mais de 80g de açúcar, você vai começar a retardar a absorção de líquidos. Então, tudo precisa ser balanceado!

Isso significa que o líquido leva mais tempo para chegar ao local onde ele precisa – o sangue e os músculos – e não vai ser tão eficaz na hora de evitar a desidratação. Mais de 80g de açúcar também aumenta a probabilidade de problemas de estômago.

Usando açúcar de frutas

Uma segunda opção é usar suco de frutas.
Novamente supondo que você esteja fazendo 1 litro de bebida esportiva, adicione 400-600ml do suco de frutas, adicione também meia colher de chá de sal.

A vantagem deste método é o tipo de açúcares presentes no suco de fruta (glucose e frutose). Glucose e Frutose são mais facilmente absorvidos que açúcares.

Ambos são melhores usados pelo corpo como combustível, também aumenta a absorção de líquidos. Por fim, dão um desempenho melhor em comparação com uma bebida feita somente com glucose.

Mãos a obra! Faça o seu! 😉

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do Gravel.one.