Bateria Infinita // Shimano Di2 poderá recarregar bateria durante pedalada

Grupos elêtrônicos não são mais novidades. Sabemos que existe até um modelo em que os trocadores se comunicam com os câmbios sem nenhum tipo de contato físico, tudo wireless.

Mas, não importa a tecnologia de comunicação dos componentes, eles precisam de energia e bateriais.

Ok, e se você nunca mais precisasse recarregar as bateriais manualmente?

Esta patente da Shimano indica que o futuro é esse. Mas, como?

A patente “EP2535257 A1” da Shimano indica que a empresa poderá inserir pequenos dínamos dentro das polias do câmbio traseiro. Dínamos são mecanismos simples que transformar um movimento cinético em eletricidade.

E precisam girar bastante para serem efetivos. E as polias do câmbio traseiro de uma bicicletas possem a característica de girarem muito rápido por serem pequenas.

É tudo muito simples: enquanto você pedala, os dínamos geram eletricidade que é depositada em capacitores e baterias. Estes dois dispositivos trabalhariam em conjunto.

Resumindo: você recarregará a bateria do sistema eletrônico de sua bicicleta enquanto pedalará. E pode ser que você nunca mais precise recarregar manualmente a bateria. Que tal?

Fabio Santos
Graduado em Comunicação Social & Marketing, mecânico de bicicletas, curioso, perfeccionista e muito chato. Desenvolvedor de produtos para o mercado de bicicletas, amante das bicicletas e toda a mecânica e tecnologia que envolve essas maravilhosas máquinas. Fundador da Revista BikeUP e do Gravel.one.